História

  • Qual a história do apóstolo Paulo? Ele era casado ou solteiro?

    De perseguidor de cristãos a principal apóstolo do Cristianismo, a trajetória de vida de Paulo de Tarso é uma das mais fascinantes narrativas do Novo Testamento. Uma história repleta de reviravoltas, crescimento pessoal e inspiração, a vida e obra do apóstolo Paulo é amplamente reconhecida como uma das mais influentes na expansão do Cristianismo. A vida pré-cristã de Paulo Identificado…

    Leia mais »
  • Shekinah

    Shekinah: significado na Bíblia e hebraico (habitar e habitação)

    A palavra Shekinah tem origem hebraica e se traduz como “habitação” ou “presença de Deus”. Ela é utilizada em textos sagrados e teológicos para indicar a manifestação da glória de Deus. De fato, a expressão tem sido objeto de profundos estudos religiosos, trazendo à tona conceitos significativos sobre a divindade nas várias correntes de fé. Possui variações de escrita, como Shekiná, Shechina…

    Leia mais »
  • Faate: significado na Bíblia e hebraico

    Sabe-se que a Bíblia é um dos livros mais lidos e influentes do mundo. Escrita por diversos autores e abrangendo uma infinidade de histórias e ensinamentos, essa obra é considerada sagrada por muitos. Entretanto, para muitos, o que talvez não seja amplamente conhecido é o impacto e a influência do idioma hebraico nas suas páginas, especialmente no papel dos governantes…

    Leia mais »
  • Existem anjas? Mulheres com asas, Bíblia e anjos do sexo feminino

    No universo da espiritualidade, uma pergunta envolve a curiosidade de muitos: existem anjos do sexo feminino? Com a prevalência de termos e representações artísticas de anjos caracterizados como figuras masculinas, o questionamento sobre a possibilidade de uma representação feminina no âmbito angelical fica em destaque. Afinal, a palavra “anjo” é um substantivo de gênero masculino, o que pode levar à…

    Leia mais »
  • O que é sodomia na Bíblia? Significado e alertas

    Ao discutir o pecado em temas adultos, frequentemente recorremos à termologia bíblica conhecida como “sodomia”. A despeito do que muitos supõem, existem equívocos em associar exclusivamente o termo à ideia carnal. Uma análise linguística pode nos revelar nuances interessantes sobre o assunto. A compreensão comum da palavra “sodomia” em português provavelmente se baseia na interpretação latina do termo, e não…

    Leia mais »
  • Devo obedecer meu pastor mesmo ele estando errado? Entenda se é errado criticar pastores

    Diante de críticas e levantamento de questões controversas em relação à liderança religiosa, há quem prefira relegar a importância dessas discussões, alegando o princípio de “não tocar no ungido do Senhor”. Tal referência encontra suas raízes no Antigo Testamento, mais precisamente em I Samuel 26:11. Mas será que a interpretação literal deste versículo é a única e correta? Surpreendentemente, é…

    Leia mais »
  • Paulo era eunuco? O que diz a Bíblia e história de amor ao Reino de Deus

    A Bíblia, livro sagrado para os cristãos, é repleta de mensagens e ensinamentos. O trecho de Mateus 19:12 é um desses exemplos ricos em simbologia e aberto a diferentes interpretações, onde Jesus fala dos eunucos em três condições. Vamos explorar um pouco mais sobre este assunto e entender seu significado mais profundo. A discussão começa quando Jesus fala sobre a…

    Leia mais »
  • Cedros do Líbano: o que significa “crescerão como o cedro do Líbano”?

    Quem já se deparou com o excerto “Os justos florescerão como a palmeira, crescerão como o cedro do Líbano” encontrado em Salmos 92.12 provavelmente já se perguntou sobre o significado por trás de tal metáfora. Ao longo deste artigo, analisaremos esse trecho bíblico e aprofundaremos nossa compreensão sobre a simbologia do cedro do Líbano e o paralelo que se cria…

    Leia mais »
Botão Voltar ao topo