BíbliaNotícias

Um arrependimento marcou a vida de São Conrado de Placência | Santo do Dia 19/02

O Santo do dia 19/02, celebramos a vida e a santidade de um dos mais notáveis membros da comunhão dos santos: São Conrado de Placência. Quem é o santo do dia e qual é a sua história? Neste texto jornalístico, mergulharemos nas páginas da vida e na devoção desse santo ou santa, cujo legado continua a iluminar o caminho da fé para milhões ao redor do mundo. Acompanhe-nos nesta jornada de descoberta e inspiração, enquanto exploramos os feitos e a espiritualidade que tornam São Conrado de Placência digno de ser lembrado e celebrado neste dia especial.

São Conrado de Placência

São Conrado, originalmente um homem rico e casado, residiu em Placência, na Itália. Causou desordem na cidade ao acidentalmente iniciar um incêndio durante uma caça a lebres e faisões. Tal evento gerou danos significativos e, temendo as consequências, Conrado fugiu.

Porém, tudo mudou quando um homem inocente foi acusado e condenado em seu lugar. Não suportando a injustiça, Conrado se apresentou, assumiu sua responsabilidade e entregou todos os seus bens para reparar os danos causados.

Da riqueza à pobreza: o ingresso de Conrado na Ordem de São Francisco

Essa situação deixou São Conrado pobre. Mas de acordo com o que entendemos, as vias do Senhor são indecifráveis. Após o incidente, Conrado ingressou na Ordem Terceira de São Francisco, no Convento. Sua esposa, igualmente, optou por uma vida de retiro em um mosteiro.

Conrado, embora tivesse tomado decisões abruptas, era reconhecido por sua bondade e piedade. Em 1343, ele se mudou para Siracusa e se estabeleceu em Noto. Escolheu uma cela próxima à igreja do Crucifixo para morar.

Como a busca pelo silêncio levou São Conrado à solidão

Entretanto, o crescente furor sobre a sua santidade interferiu na paz e no silêncio que tanto apreciava. A fim de preservar seu tempo de oração, Conrado mudou-se para uma isolada gruta nos Pizzoni, que depois passou a ser chamada de Gruta de São Conrado.

O eremita faleceu em 19 de fevereiro de 1351, depois de dedicar quarenta anos de sua vida à oração e à penitência. Seus restos mortais foram sepultados entre as belíssimas igrejas de Noto.

O legado de São Conrado e a inspiração para todos nós

São Conrado, apesar de seus atos radicais, foi um homem de decisões firmes e profundamente marcante. Ele abandonou seus bens, sua família e sua terra natal para trilhar o caminho de Deus. O exemplo de São Conrado nos convida a procurar Deus de todas as maneiras possíveis, através da entrega e da oração incessante. Nos enseja a partir do desapego do material, para abraçar um diálogo mais próximo com o Pai Celestial e ter um coração aberto à fraternidade.

Que possamos nos inspirar em São Conrado, reforçar nossas crenças e buscar o divino em todos os momentos de nossas vidas. Que pratiquemos atos de bondade e amor ao próximo, especialmente aos mais necessitados. Pois, no exemplo dele, entendemos que a verdadeira riqueza vem de uma vida de fé, devoção e serviço ao próximo.

Lucas Alves

Jornalista e colaborador do Diário da Fé.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo