BíbliaNotícias

A ordem fundada por 7 santos: conheça a Ordem dos Servitas

Na Europa, entre os séculos 12 e 13, uma época marcada por grande riqueza e prazeres mundanos, surgiu um movimento cristão em oposição a essa vida de ganância e luxo. Eram pessoas que optaram pela simplicidade, vivendo plenamente os valores do Evangelho. Dessa contracultura, originou-se a Ordem dos Servidores de Nossa Senhora, também conhecida como Servitas.

Esta Ordem foi fundada por sete jovens, que renunciaram uma vida de comodidade em busca de santidade. Abandonaram as riquezas mundanas para se dedicarem à oração, penitência e renúncia. Os fundadores foram Bonfiglio Monardi, Bonaiuto Manetti, Amadio de Amadei, Ugoccio de Ugoccioni, Sostenio de Sosteni, Maneto d’Antela e Aleixo Falconieri. Eles provocaram uma reviravolta na sociedade de sua época, priorizando valores espirituais em detrimento aos materiais.

Quem são os Sete Fundadores dos Servitas?

Os sete fundadores dos Servitas eram jovens de boa família, prontos para seguir o caminho que a sociedade estabelecia para eles. Mas, contrariando as expectativas, fizeram uma escolha corajosa e radical: renunciaram o luxo para viver uma vida monástica, voltada para a oração, a penitência e a renúncia. O amor por Nossa Senhora era tão grande, que sua devoção resultou na fundação da Ordem dos Servidores de Nossa Senhora.

Em 1888, após séculos de dedicação e fé inabalável, os sete fundadores foram canonizados pelo Papa Leão XIII. Sua santidade é celebrada conjuntamente no dia 17 de fevereiro, ocasião da morte do último fundador, Aleixo Falconieri. O exemplo de vida desses homens inspira até hoje os membros da ordem e fieis ao redor do mundo.

Qual a importância da Capela Inicial dos Servitas?

Os Sete Fundadores começaram a Ordem em uma modesta capela. Com o tempo e a crescente devoção a Nossa Senhora das Dores, o simples local de oração transformou-se em um santuário dedicado a Nossa Senhora. Hoje é um dos destinos de peregrinação mais populares, atraindo pessoas de todo o mundo para vivenciar a fé e venerar a Virgem Maria.

Pedimos a Deus que nos inspire com a profunda piedade dos Fundadores dos Servitas, que seguiram a Virgem Maria e guiaram o coração do povo para Deus. Por Cristo nosso Senhor. Amém.

Lucas Alves

Jornalista e colaborador do Diário da Fé.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo