BíbliaNotícias

São Bento de Biscop ouviu o chamado divino e se juntou à Igreja | Santo do Dia 12/01

O Santo do dia 12/01, celebramos a vida e a santidade de um dos mais notáveis membros da comunhão dos santos: São Bento de Biscop. Quem é o santo do dia e qual é a sua história? Neste texto jornalístico, mergulharemos nas páginas da vida e na devoção desse santo ou santa, cujo legado continua a iluminar o caminho da fé para milhões ao redor do mundo. Acompanhe-nos nesta jornada de descoberta e inspiração, enquanto exploramos os feitos e a espiritualidade que tornam São Bento de Biscop digno de ser lembrado e celebrado neste dia especial.

Sua importante contribuição para o cristianismo

Biscop é amplamente reconhecido como o fundador da Abadia de Monkwearmouth-Jarrow, que abrigava uma famosa biblioteca homônima. Sua vida religiosa começa na Nortúmbria onde foi tano do rei Osvio. Entretanto, seu amor pelo cristianismo o levou a fazer cinco importantes viagens à Roma, primeira delas aos 25 anos na companhia do amigo São Vilfrido, o Velho.

Quais foram as contribuições de Biscop?

Biscop fez enormes contribuições para a evolução da Igreja durante sua vida. Durante as várias viagens à Roma, ele foi capaz de integrar as tradições romanas à igreja anglo-saxã. Em uma dessas jornadas, foi até contratado pelo Papa para acompanhar o arcebispo Teodoro de Tarso de volta a Cantuária em 669.

Em 674, o rei Egfrido da Nortúmbria cedeu a Biscop terras para a construção de um mosteiro. Biscop, em sua determinação, viajou até a França em busca de engenheiros capazes de construir um edifício no estilo romanesco, introduzindo assim, uma nova estética na Inglaterra.

Qual foi o legado de Bento Biscop?

Mesmo sofrendo de graves doenças e perto do fim da vida, Biscop conseguiu estabelecer uma das maiores bibliotecas de seu tempo, a famosa Biblioteca de Monkwearmouth-Jarrow. Ele se dedicou a enriquecer a biblioteca com a obtenção de livros raros e importantes, como o “Codex Amiatinus”, que possui o texto completo da Bíblia (versão Vulgata).

É importante destacar que Biscop também foi um educador. Ele teve um papel fundamental como mentor de Beda, santo venerado pela igreja católica e que escreveu suas obras mais importantes na biblioteca fundada por Biscop.

Lucas Alves

Jornalista e colaborador do Diário da Fé.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo