BíbliaNotícias

Santo Jorge Preca: Profeta da Palavra de Deus | Santo do Dia 09/05

O Santo do dia 09/05, celebramos a vida e a santidade de um dos mais notáveis membros da comunhão dos santos: Santo Jorge Preca. Quem é o santo do dia e qual é a sua história? Neste texto jornalístico, mergulharemos nas páginas da vida e na devoção desse santo ou santa, cujo legado continua a iluminar o caminho da fé para milhões ao redor do mundo. Acompanhe-nos nesta jornada de descoberta e inspiração, enquanto exploramos os feitos e a espiritualidade que tornam Santo Jorge Preca digno de ser lembrado e celebrado neste dia especial.

Santo Jorge Preca

Nascido em Valeta, na ilha de Malta, em 12 de fevereiro de 1880, Jorge Preca foi filho de pais profundamente religiosos. Desde cedo, sentiu o chamado para a vida religiosa, ingressando no seminário após concluir seus estudos básicos. Sua jornada foi marcada por uma grave doença quando ainda era diácono, mas recuperou-se milagrosamente após a intercessão de São José, sendo ordenado sacerdote em 1906.

No ano seguinte, fundou a Sociedade da Doutrina Cristã, voltada para a formação religiosa de jovens, com o objetivo de instruí-los a instruir outros. Seu lema, “M.U.S.E.U.M.”, refletia o desejo de que o mundo inteiro seguisse o Evangelho. Revolucionário, Jorge Preca levou a Bíblia e a teologia ao alcance da população, escrevendo em maltês para garantir o entendimento de todos.

Com cerca de 150 publicações, entre livros e panfletos, dedicou-se a formar leigos para proclamar a Palavra de Deus em todas as esferas da sociedade. Estabeleceu escolas da Sociedade da Doutrina Cristã nas paróquias, onde crianças, jovens e adultos eram alfabetizados dentro dos princípios cristãos, alcançando a aprovação oficial da Igreja em 1932.

Além de seu trabalho como educador, destacou-se como apóstolo do Evangelho, produzindo numerosos livros de orações. Sua espiritualidade centralizava-se em Cristo Jesus, o Verbo encarnado, tornando-se um confessor muito procurado por suas palavras consoladoras.

Como membro da Ordem Terceira do Carmo, dedicou-se fervorosamente a Nossa Senhora do Carmo, disseminando a devoção ao colocar o escapulário em seus catequistas e nas crianças das escolas paroquianas.

Faleceu aos oitenta e dois anos, em 26 de julho de 1962, em Santa Venera, deixando sua obra presente em diversos países, como Austrália, Sudão, Quênia, Inglaterra, Albânia e Peru. Beatificado por João Paulo II em 2001, foi canonizado por Bento XVI em 3 de junho de 2007, sendo descrito pelo Papa como “um amigo de Jesus e testemunha da santidade que vem dEle”.

Lucas Alves

Jornalista e colaborador do Diário da Fé.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo