BíbliaNotícias

São Pacômio: Do exército imperial à vida monástica | Santo do Dia 09/05

O Santo do dia 09/05, celebramos a vida e a santidade de um dos mais notáveis membros da comunhão dos santos: São Pacômio. Quem é o santo do dia e qual é a sua história? Neste texto jornalístico, mergulharemos nas páginas da vida e na devoção desse santo ou santa, cujo legado continua a iluminar o caminho da fé para milhões ao redor do mundo. Acompanhe-nos nesta jornada de descoberta e inspiração, enquanto exploramos os feitos e a espiritualidade que tornam São Pacômio digno de ser lembrado e celebrado neste dia especial.

São Pacômio

São Pacômio, figura ímpar que transcendeu os campos da guerra para se tornar um ícone da vida monástica, é um dos santos venerados pela Igreja Católica. Sua jornada singular começou no Egito, por volta de 287 (ou 290, segundo algumas fontes), na região de Tebaida. Filho de pais pagãos, desde jovem demonstrou aversão às superstições e idolatrias que cercavam seu ambiente familiar.

Aos vinte anos, ingressou no exército imperial romano e, durante um período de cativeiro em Tebas, teve seu primeiro contato com a religião cristã. Esse encontro marcante mudou o rumo de sua vida, levando-o a uma profunda conversão. Influenciado pelos ensinamentos cristãos, especialmente pelo Evangelho, Pacômio decidiu retornar ao Egito, onde recebeu o batismo.

Após sua conversão, Pacômio dedicou sete anos à vida de oração e contemplação ao lado do ancião eremita Palemon. Durante esse período, recebeu uma revelação divina para estabelecer um mosteiro, dando início à vida monástica cenobítica no Egito. Com trabalho árduo e inspiração divina, fundou o primeiro mosteiro e, posteriormente, mais oito mosteiros masculinos e um feminino.

A vida monástica de São Pacômio era caracterizada por uma comunidade de religiosos que viviam em comum, seguindo regras rigorosas de oração, contemplação e trabalho. Seu modelo de organização e disciplina atraiu muitos seguidores, incluindo monges, eremitas e religiosos de várias regiões, que buscavam ingressar em sua ordem.

Reconhecido por sua santidade e pelo dom da profecia, Pacômio faleceu em 347 (ou 346, conforme algumas fontes), vítima de uma peste que assolava o Egito na época. Seu legado perdurou ao longo dos séculos, influenciando a espiritualidade cristã não apenas no Egito, mas também na Ásia Menor e em outras regiões. Sua festa litúrgica é celebrada em 9 de maio, recordando sua contribuição significativa para a história da Igreja Católica e sua dedicação ao serviço de Deus e da comunidade monástica.

Lucas Alves

Jornalista e colaborador do Diário da Fé.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo