BíbliaNotícias

Perseguição religiosa: entenda o caso do filho que espancou o próprio pai

Huu Dat*, um cristão vietnamita de 60 anos que vive na região norte do Vietnã, foi brutalmente agredido pelo próprio filho em um ato de intolerância religiosa ao cristianismo. A raiz da agressão foi a insatisfação do primogênito de 30 anos, que não aceitou que seus pais e irmãos abdicassem da religião ancestral da vila para seguir a Jesus.[

Antes de se converter ao cristianismo, Huu Dat vivia uma vida cheia de desafios e incertezas. Envolto emproblemas que pareciam sem solução, ele encontrou um amigo que lhe apresentou o evangelho, a salvação e a graça de Jesus. Naquele momento, tomou um decisão que mudaria a sua vida e a de seus familiares – ele, sua esposa e seus quatro filhos aceitaram Jesus como seu Salvador e Senhor.[

A descoberta da fé e a intolerância

Desde a conversão, Huu Dat encontrou paz e sentido para a vida, contudo, nem todos na família estavam ao par de sua mudança de fé. O filho mais velho de Huu Dat descobriu a decisão do pai meses depois e, enfurecido, ameaçou denunciar toda a família às autoridades da vila, exigindo que abandonassem a fé em Cristo e retornassem à religião ancestral.

A fé é mais forte?

Huu Dat e sua família não cederam à pressão. A crença generalizada na comunidade onde vivem é que a conversão a qualquer religião que seja diferente daquela dos antepassados é uma traição, um ato que traz desonra para a família e a tribo.

Em um ato de raiva e frustração, no final de outubro, o primogênito de Huu Dat atacou o pai por não negar a fé em Cristo. Ele usou um pedaço de pau para bater várias vezes no rosto e corpo do pai, causando ferimentos profundos e quebrando várias costelas de Huu Dat.

O apoio espiritual e a força da fé

O pastor de Huu Dat tem cuidado dele e de sua família nesse período difícil. A despeito da violência sofrida, Huu Dat e sua família permanecem firmes em sua fé. “Nada pode abalar a fé dele agora, nem mesmo a dor”, afirmou o pastor. Um parceiro local da Portas Abertas monitora a situação da família, oferecendo apoio e assistência.

O incidente foi denunciado às autoridades locais, mas estas alegaram tratar-se de um problema familiar e por isso, não intervém. A igreja local da qual Huu Dat participa também pediu por orações de igrejas registradas próximas.

A Portas Abertas, organização cristã que presta assistência para os perseguidos devido à sua expressão da fé cristã, tem parceiros locais no Vietnã que estão fornecendo ajuda prática e financeira para Huu Dat e outros cristãos perseguidos.

Com uma doação, é possível ajudar cristãos que vivem em aldeias remotas a receber treinamento para enfrentar a perseguição de acordo com a Bíblia, usando materiais adequados à sua cultura e idioma.

Inúmeras vozes clamam por orações de paz e proteção a Deus para Huu Dat e sua família, bem como a salvação do filho mais velho. O amor e o perdão de Cristo ainda têm o poder de curar as feridas da violência e do amor quebrado.

*Nomes alterados por segurança.

Lucas Alves

Jornalista e colaborador do Diário da Fé.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo