BíbliaNotícias

O misericordioso bispo de Alexandria: São João Esmoler | Santo do Dia 23/01

O Santo do dia 23/01, celebramos a vida e a santidade de um dos mais notáveis membros da comunhão dos santos: São João Esmoler. Quem é o santo do dia e qual é a sua história? Neste texto jornalístico, mergulharemos nas páginas da vida e na devoção desse santo ou santa, cujo legado continua a iluminar o caminho da fé para milhões ao redor do mundo. Acompanhe-nos nesta jornada de descoberta e inspiração, enquanto exploramos os feitos e a espiritualidade que tornam São João Esmoler digno de ser lembrado e celebrado neste dia especial.

Ações de João Esmoler

João fez tanto pelo próximo que seu nome virou sinônimo de caridade. Ele se tornou bispo de Alexandria, e usou sua posição para fazer ainda mais pelos necessitados. Mandou cadastrar todos os pobres da cidade, auxiliando mais de sete mil e quinhentos pessoas necessitadas. Até mesmo os perseguidos por sua fé na Pérsia encontraram em João um refúgio, um lar, alimento e abrigo.

Seus atos foram somente de caridade?

Não, João fazia mais do que apenas ajudar os pobres. Quando Jerusalém foi arrasada, foi o bispo João quem mandou comida e recursos para a reconstrução das igrejas. No entanto, quando se tratava de si próprio, praticava o desapego. Possuía apenas uma coberta velha e maltrapilha, e quando recebeu uma nova de um amigo, imediatamente a vendeu para ajudar os pobres. Isso mostra seu compromisso com a causa dos menos afortunados.

Tomado pelo dever de servir ao próximo, João, em 619, decidiu fazer uma viagem a Constantinopla para atender a um convite do imperador. No entanto, uma mensagem profética o fez cancelar a visita e voltar para sua terra natal, onde faleceu pacificamente no dia 23 de janeiro daquele ano.

Como é lembrado hoje o Santo João Esmoler?

Em 1974, o cardeal de Veneza, Albino Luciani, que viria a ser o Papa João Paulo I, hospedou na Igreja Matriz de Casarano as relíquias do corpo de Santo João Esmoler e seu chapéu de bispo, que continua guardado na igreja até os dias de hoje. Isso só reforça como a memória e a reverência a João permanecem vivas, já que seu valoroso trabalho continua a inspirar as pessoas séculos depois.

João Esmoler, com sua disposição em doar-se inteiramente à causa dos necessitados, nos deixa um exemplo marcante de fé e amor ao próximo. Temos muito a aprender com a vida deste santo, que se dedicou tanto a fazer o bem e auxiliar aqueles que mais precisam.

Lucas Alves

Jornalista e colaborador do Diário da Fé.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo