BíbliaNotícias

Jejum bíblico proíbe alimentos prazerosos: o que pode comer no Jejum de Daniel?

O Jejum de Daniel é uma prática que tem por objetivo promover uma proximidade maior com Deus através da abstinência de certos alimentos. Baseado na bíblia, mais precisamente no livro de Daniel, esse tipo de jejum pode ser ideal para quem não pode ou não quer se abster totalmente de alimentos por um período de tempo.

Como surgiu o Jejum de Daniel?

No livro de Daniel, na Bíblia, é contada a primeira vez que Daniel realizou esse tipo de jejum durante um período em que estava na Babilônia. Na companhia de seus amigos Hananias, Misael e Azarias, eles optaram por não comer a refeição oferecida pelo rei da Babilônia, limitando-se a um cardápio de vegetais e água. Esse jejum durou cerca de três anos, durante o tempo de treinamento no palácio babilônico.

Jejum de 21 dias e seu propósito

O “Jejum de Daniel de 21 Dias”, como é conhecido atualmente, é uma prática que tem como base um outro jejum realizado pelo profeta Daniel, contado no livro de Daniel, capítulo 10. Nesse jejum, que durou três semanas, Daniel optou por fazer uma abstinência de comidas prazerosas, carnes e vinhos. Durante esse período, o profeta dedicou-se a chorar e suplicar a Deus.

A intenção do jejum de Daniel não é estética, mas sim uma prática de busca pela intimidade com Deus, fortalecimento da fé e santificação.

Como fazer o Jejum de Daniel?

Não há regras exatas na Bíblia para um jejum parcial. Você pode estabelecer o que evitar durante o jejum, seja com relação à alimentação, seja evitando práticas prazerosas do cotidiano, como tratamentos de beleza e entretenimento. Além disso, é importante dedicar o tempo livre no jejum para orar, ler a Bíblia e buscar a orientação de Deus.

Duração do Jejum de Daniel

Mesmo que muitas pessoas optem por um jejum de 21 dias, a duração do jejum pode ser definida por você, de acordo com a vontade de Deus. Escute a vontade de Deus durante esse momento, seja para encerrar o jejum mais cedo ou prolongá-lo. Lembre-se de que a meta não é apenas cumprir um prazo, mas seguir a vontade de Deus.

Cuidados a serem tomados durante o jejum

Antes de iniciar um jejum, é importante estar ciente das suas possibilidades. Avalie sua saúde, busque orientação médica se necessário e estabeleça um tempo de jejum que não coloque sua saúde em risco. O mais importante é a busca pela presença e vontade de Deus.

Lucas Alves

Jornalista e colaborador do Diário da Fé.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo