BíbliaNotícias

Heresia sem anistia: qual pecado Deus não perdoa? O que a Bíblia diz sobre isso?

Existe um medo latente tanto entre crentes como não crentes de terem cometido um pecado imperdoável, algo que rouba a alegria de sua salvação, a garantia de sua salvação ou, para os incrédulos, a esperança de um dia serem salvos. Alguns podem até pensar que cometeram o chamado “pecado imperdoável”, ou mais biblicamente, “blasfêmia contra o Espírito Santo”.

É muito claro que Jesus morreu por todos os pecados (Col. 2:13), isso incluiria os pecados cometidos antes de acreditar, assim como os cometidos depois e até mesmo aqueles que ainda estão por vir. Deus não será surpreendido por pecados futuros a ponto de se arrepender de dar a vida eterna e, portanto, retirá-la. Uma vez salvo, um crente está seguro para sempre.

O medo da “blasfêmia contra o Espírito Santo”

Jesus falou de um – e apenas um – pecado que quem o pratica “nunca tem perdão” (Marcos 3:29). Mas a natureza desse pecado não é tão clara. Embora seja chamado de “o pecado imperdoável”, Jesus na verdade falou que “a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens” e que “quem fala contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro” (Mateus 12:31-32).

O que seria a “blasfêmia contra o Espírito Santo”?

“Blasfêmia” significa falar mal ou de forma injuriosa sobre alguém. Mas até mesmo blasfêmias contra Jesus Cristo podem ser perdoadas (Mateus 12:32; c.f. Marcos 3:28). Portanto, deve haver uma diferença entre a blasfêmia contra Jesus Cristo e a blasfêmia contra o Espírito Santo.

Existem várias interpretações para esse difícil aviso:

  • É a rejeição nacional de Israel ao Messias. Nesta visão, só pode ser cometida pela nação de Israel na época da apresentação de Cristo a eles como Rei. Portanto, não pode ser cometida por indivíduos e nem hoje.
  • É acusar Cristo de aliança satânica. Nesta visão, alguém acusa verbalmente Cristo de origem satânica.
  • É a descrença no evangelho. É claro que alguém que não acredita na promessa do evangelho não pode ser perdoado em sua descrença.
  • É uma rejeição caluniosa e voluntária do testemunho do Espírito Santo sobre Cristo. Este é um pecado que se revela na acusação verbal perversa de que Jesus Cristo está aliado com o diabo.

Existe pecado que Deus não perdoa?

Não perdoar-se por agir contra o Espírito Santo é, conforme o padre Lucas Emanuel, uma atitude nossa. Somos nós que não nos perdoamos, porque não permitimos que o Espírito Santo opere em nós. Pecar contra o Espírito é pecar contra a vida e o amor.

Deus, por sua vez, é Amor e misericordioso e jamais se cansa de nos perdoar. O problema está conosco e a falta de comprometimento com Ele. Deus sempre perdoará quando encontrar um coração arrependido. A única condição para que um pecado não seja perdoado é a ausência de arrependimento.

Finalmente, o padre reforça a importância de aprendermos com nossos erros e fazemos da vida e do amor valores diários, ajudando a construir o Reino de Deus entre nós.

O diretor da Rádio Aparecida, Pe. Inácio Medeiros, aproveita para lembrar que o dia 30 de agosto é dedicado ao perdão, uma reflexão pertinente e profunda para todos os fiéis.

Este pecado pode ser cometido hoje?

De acordo com as últimas três interpretações, esse pecado poderia ser cometido hoje. O fato é, seria difícil saber quando alguém rejeita conscientemente o testemunho do Espírito Santo e não está fazendo isso por ignorância, mas Deus sabe.

Interpretar a blasfêmia contra o Espírito Santo não é fácil. Mas devemos focar no que é claramente ensinado nestes textos. É claro que o aviso de Cristo foi para os incrédulos. Blasfêmia contra o Espírito Santo não pode ser cometida por crentes.

A graça de Deus cobre todo pecado, mas essa graça deve ser apropriada. Deus pode e perdoará qualquer e todo pecado, mas um incrédulo que blasfema o Espírito Santo é moralmente cego ao ponto de endurecer seu coração pela rejeição consciente de Jesus, a ponto de nunca se apropriar de Sua graça de perdão.

Lucas Alves

Jornalista e colaborador do Diário da Fé.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo