BíbliaNotícias

Dia de São Inácio de Láconi: Exemplo de Devoção e Caridade | Santo do Dia 11/05

O Santo do dia 11/05, celebramos a vida e a santidade de um dos mais notáveis membros da comunhão dos santos: São Inácio de Láconi. Quem é o santo do dia e qual é a sua história? Neste texto jornalístico, mergulharemos nas páginas da vida e na devoção desse santo ou santa, cujo legado continua a iluminar o caminho da fé para milhões ao redor do mundo. Acompanhe-nos nesta jornada de descoberta e inspiração, enquanto exploramos os feitos e a espiritualidade que tornam São Inácio de Láconi digno de ser lembrado e celebrado neste dia especial.

São Inácio de Láconi

São Inácio de Láconi nasceu em 17 de novembro de 1701, na cidade de Láconi, na Itália. Filho de pais pobres, foi educado desde cedo no seguimento de Jesus Cristo, sentindo um chamado forte para a vida religiosa desde a infância. Dotado de dons especiais de profecia e cura, Inácio mantinha seu espírito sereno e alegre, em estreita comunhão com Cristo, através de severas penitências.

Antes mesmo de completar vinte anos, enfrentou graves doenças que o levaram à beira da morte por duas vezes. Em um momento decisivo, prometeu seguir os passos de São Francisco de Assis e dedicar-se aos pobres e doentes, caso se recuperasse. Cumprindo sua promessa, ingressou na vida religiosa franciscana após sua total recuperação em 1721.

Conhecido como Frei Inácio de Láconi, foi enviado para diversos conventos antes de retornar ao Convento do Bom Caminho em Cagliari, onde permaneceu até o fim de sua vida. Ali, foi responsável pela portaria e destacou-se pela sua disponibilidade e caridade para com os pobres, doentes físicos e espirituais, além de pecadores que buscavam o caminho cristão.

Mesmo enfrentando a cegueira nos últimos cinco anos de vida, Inácio manteve sua rotina no convento, cumprindo rigorosamente os regulamentos. Faleceu em 11 de maio de 1781, e após sua morte, sua fama de santidade cresceu com os relatos de milagres atribuídos à sua intercessão.

Beatificado pelo Papa Pio XII em 1940 e canonizado pelo mesmo pontífice em 1951, São Inácio de Láconi é celebrado liturgicamente no dia de sua morte, 11 de maio. Seu exemplo de devoção e caridade continua a inspirar fiéis em todo o mundo, sendo um modelo de vida cristã a ser seguido.

Lucas Alves

Jornalista e colaborador do Diário da Fé.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo