BíbliaNotícias

Dia de São Damião de Molokai: O Apóstolo dos Leprosos | Santo do Dia 10/05

O Santo do dia 10/05, celebramos a vida e a santidade de um dos mais notáveis membros da comunhão dos santos: São Damião de Molokai. Quem é o santo do dia e qual é a sua história? Neste texto jornalístico, mergulharemos nas páginas da vida e na devoção desse santo ou santa, cujo legado continua a iluminar o caminho da fé para milhões ao redor do mundo. Acompanhe-nos nesta jornada de descoberta e inspiração, enquanto exploramos os feitos e a espiritualidade que tornam São Damião de Molokai digno de ser lembrado e celebrado neste dia especial.

São Damião de Molokai

No dia 10 de maio, a Igreja Católica celebra São Damião de Molokai, um sacerdote missionário que dedicou sua vida ao cuidado e conforto dos doentes de lepra, também conhecidos como hanseníase. Nascido como Josef de Veuster-Wouters em 3 de janeiro de 1840, na Bélgica, ingressou na Ordem dos Padres do Sagrado Coração aos dezenove anos, adotando o nome de Damião. Seu destino mudou quando um bispo do Havaí solicitou missionários para ajudar os doentes de lepra na ilha de Molokai.

Determinado a servir, Damião partiu para o Havaí em 1863, após ser ordenado sacerdote. Ao chegar a Molokai, deparou-se com uma realidade desoladora: os doentes de lepra viviam isolados em condições precárias na península de Kalauapa. Sem hesitar, Damião se dedicou inteiramente ao cuidado dos leprosos, reconstruindo o cemitério, fornecendo suprimentos essenciais e até mesmo escrevendo para jornais locais para conscientizar sobre a situação dos doentes.

Ao longo dos anos, Damião construiu uma igreja e um hospital, onde ele e um médico cuidavam dos enfermos mais graves. Seus esforços foram além da assistência física; ele trouxe esperança e dignidade para os leprosos, sendo chamado de “apóstolo dos leprosos”. Em 1885, Damião contraiu lepra, mas isso não o impediu de continuar seu trabalho até sua morte em 15 de abril de 1889.

Em 1936, seu corpo foi transladado para a Bélgica, onde recebeu homenagens solenes, e em 1995, foi beatificado pelo Papa João Paulo II. Hoje, São Damião de Molokai é um exemplo de amor ao próximo e dedicação àqueles que sofrem, sendo lembrado e celebrado em 10 de maio.

Lucas Alves

Jornalista e colaborador do Diário da Fé.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo