BíbliaNotícias

Ataque a Complexo Missionário: Gangues armadas tentam invadir base médica no Haiti

Localizada no Haiti, a base do ministério LiveBeyond desempenha um papel vital na prestação de serviços médicos essenciais à comunidade local. A missão não apenas oferece atendimento médico em seu hospital, atendendo cerca de 20 mil pacientes por mês, mas também mantém uma escola e uma igreja para servir às necessidades da população mais carente.

No entanto, essa base de operações foi alvo de uma tentativa de invasão por um grupo de aproximadamente 10 criminosos armados. O incidente, ocorrido no último dia 21, evidencia a grave situação de violência e instabilidade que assola o Haiti, especialmente após o assassinato do presidente Jovenel Moïse em julho de 2021.

Motivação do ataque

Os agressores provavelmente buscavam roubar alimentos, suprimentos e planejavam sequestrar missionários em troca de resgate. Esse tipo de ataque reflete o contexto de caos e agitação civil no país, onde gangues armadas exercem um controle significativo, controlando grandes áreas urbanas, incluindo cerca de 80% da capital, Porto Príncipe.

Além disso, as gangues haitianas têm demonstrado um alto grau de organização e poderio militar, lucrando milhões de dólares anualmente com resgates de sequestros e envolvendo-se em atividades ilícitas, como o tráfico de órgãos. Essas ações não apenas impactam diretamente a segurança e o bem-estar da população haitiana, mas também representam um desafio significativo para organizações humanitárias e missionárias que buscam prestar assistência no país.

Diante desse cenário desafiador, a tentativa de invasão à base do ministério LiveBeyond destaca a urgência de uma resposta internacional coordenada para lidar com a crise humanitária e de segurança que assola o Haiti. Enquanto isso, líderes como Vanderpool, do LiveBeyond, pedem por apoio e orações da comunidade global, reconhecendo a pressão insuportável enfrentada pelo povo haitiano e a necessidade de ações concretas para restaurar a estabilidade e a segurança no país.

Lucas Alves

Jornalista e colaborador do Diário da Fé.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo