BíbliaNotícias

A conversão milagrosa de Segundo de Asti: Do soldado pagão ao Santo cristão | Santo do Dia 29/03

O Santo do dia 29/03, celebramos a vida e a santidade de um dos mais notáveis membros da comunhão dos santos: Segundo de Asti. Quem é o santo do dia e qual é a sua história? Neste texto jornalístico, mergulharemos nas páginas da vida e na devoção desse santo ou santa, cujo legado continua a iluminar o caminho da fé para milhões ao redor do mundo. Acompanhe-nos nesta jornada de descoberta e inspiração, enquanto exploramos os feitos e a espiritualidade que tornam Segundo de Asti digno de ser lembrado e celebrado neste dia especial.

Segundo de Asti

Segundo, soldado pagão de nobre linhagem, nasceu em Asti, norte da Itália, no final do século I. Admirador dos mártires cristãos, frequentava os cárceres de Asti, onde conversava com os presos, especialmente com o mártir Calógero de Bréscia, de quem aprendeu sobre a Palavra de Cristo.

Sua conversão, envolta em tradições cristãs, ocorreu durante uma visita aos cristãos Faustino e Jovita, em Milão. Segundo teria sido levado à prisão por um anjo, recebendo o batismo das mãos dos mártires e a Santa Comunhão de uma pomba.

Um prodígio marcante desse período narra como Segundo atravessou a cavalo o rio Pó, sem se molhar, para levar a Eucaristia ao bispo Marciano, antes do martírio. O Pó, imponente, é um dos mais longos rios da Itália.

Após sua conversão, o prefeito Saprício, amigo de Segundo, tentou fazê-lo abandonar o cristianismo, mas, diante da resistência do soldado, ordenou sua prisão, julgamento, tortura e decapitação em 29 de março de 119.

Uma igreja foi erguida no local do martírio de Segundo, onde suas relíquias são preservadas. Seu culto é popular em toda a Itália e no mundo católico.

A vida de São Segundo nos ensina que, além dos prodígios, o fundamental é o amor a Cristo e a caridade para com o próximo. Sua história nos inspira a perseverar na fé, mesmo diante das dificuldades.

Oração:

“Querido Deus de bondade, fortalecei-nos com o dom da fé e dai-nos a perseverança nas dificuldades da vida. Permita que, pela intercessão de São Segundo, sejamos coroados com a graça da santidade. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!”

Lucas Alves

Jornalista e colaborador do Diário da Fé.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo