BíbliaNotícias

A padroeira dos gatos: conheça Santa Gertrudes de Nivelle | Santo do Dia 17/03

A Santa do dia 17/03, celebramos a vida e a santidade de um dos mais notáveis membros da comunhão dos santos: Santa Gertrudes de Nivelle. Quem é o santo do dia e qual é a sua história? Neste texto jornalístico, mergulharemos nas páginas da vida e na devoção desse santo ou santa, cujo legado continua a iluminar o caminho da fé para milhões ao redor do mundo. Acompanhe-nos nesta jornada de descoberta e inspiração, enquanto exploramos os feitos e a espiritualidade que tornam Santa Gertrudes de Nivelle digna de ser lembrada e celebrada neste dia especial.

Santa Gertrude: A protetora dos gatos e viajantes

Gertrude, venerada como um ícone de hospitalidade e generosidade por viajantes e peregrinos, era abadessa de um mosteiro dual na Bélgica. O mosteiro havia sido fundado por Itta, sua mãe, em Nivelles. Contudo, em busca de mais tempo para estudo, meditação e oração, Gertrude delegou a administração do mosteiro a monjas e monges confiáveis.

Conhecida por sua mística e visão, Gertrude foi santificada imediatamente após sua morte aos 33 anos, em 17 de março de 659. Uma igreja foi posteriormente construída em sua honra, fortalecendo ainda mais sua figura de veneração.

A influência de Santa Gertrude

A devoção à Santa Gertrude se espalhou pela Bélgica e países vizinhos, resultando em uma série de folclores sobre sua vida. Considerada a protetora dos viajantes, incluindo aqueles que faleceram recentemente, Santa Gertrude também é homenageada frequentemente na arte, comumente retratada com ratos – possivelmente simbolizando as almas no purgatório – subindo em seu cajado.

Na era do século XIX, oferendas de ratos feitos de ouro e prata eram deixados em seu santuário em Colônia. Tem-se a crença que ela é invocada contra roedores, e afirma-se que a água de seu poço, bem como os bolos assados em seus fornos conventuais, os mantêm distantes.

Santa Gertrude e sua relação com os gatos

Devido ao seu domínio sobre os roedores, Santa Gertrude é apontada tradicionalmente como a padroeira dos gatos. Além disso, é vista como protetora dos jardineiros, uma vez que, segundo a crença popular, o bom tempo em seu dia festivo – 17 de março – é um sinal de que chegou o momento de iniciar a plantação da primavera.

Santa Gertrude, além de ser invocada por aqueles que amam gatos, é também a padroeira de viajantes em busca de hospedagem, herbalistas, tendo ainda o dom de afastar ratos e febres. Seja na arte, na religião ou no folclore, a figura de Santa Gertrude se faz presente e reverenciada.

Vale ressaltar que um mosteiro duplo – ou misto – é um tipo de mosteiro que engloba comunidades separadas de monges e monjas que compartilham uma igreja e outras instalações de uma mesma instituição. Importante notar nesta narrativa que personagens e datas foram cuidadosamente trabalhadas para fazer justiça ao contexto histórico de 2023.

Passagem e legado

Santa Gertrudes morreu aos 33 anos, depois de longo sofrimento. Deixou um legado de generosidade e serviço aos necessitados e aos peregrinos. A imagem de Gertrudes é frequentemente representada com um báculo e ratos, simbolizando sua proteção contra o medo destes roedores.

Continuação de sua missão

Após sua morte, a sobrinha de Gertrudes, Santa Vulfetrude, assumiu o cargo de abadessa de Nivelles. O mosteiro, embora tenha sofrido danos na Segunda Guerra Mundial, foi restaurado e se tornou central para o desenvolvimento da cidade.

Celebrada todos os anos em 17 de março, a vida e os ensinamentos de Santa Gertrudes de Nivelles perduram até os dias atuais, relembrando a todos sua dedicação à igreja e à comunidade.

Lucas Alves

Jornalista e colaborador do Diário da Fé.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo