BíbliaNotícias

33 dias de Consagração a São José: veja como fazer e quando começar

A consagração a São José é uma prática espiritual crescente entre os fiéis da Igreja Católica. Este ato de devoção, que envolve oferecer a própria vida e todas as suas ações a São José, tem ganhado cada vez mais destaque devido ao seu impacto na vida espiritual das pessoas. Essa prática reconhece o papel singular de São José como o pai adotivo de Jesus e acredita na sua intercessão junto a Deus.

Jesus, na Terra, nunca negou nada a São José e, por isso, muitos acreditam que o glorioso santo não é negado tampouco no Céu. Ele é tido, junto com a Santíssima Virgem Maria, como um dos maiores santos da Igreja Católica. São José ajuda-nos a alcançar graças, tanto espirituais quanto materiais, pois ele cuida das nossas aflições e necessidades, sempre atento às nossas orações.

Por que consagrar-se a São José?

Optar por uma consagração a São José é um ato de confiança na sua intercessão junto a Jesus e ao Pai. Como foi ele quem auxiliou o Filho de Deus em seus primeiros passos na Terra, acredita-se que sua ajuda possa ser igualmente valiosa para nós. Sua vida exemplar de homem justo, trabalhador e obediente a Deus serve como inspiração para todos os fiéis. Além disso, a consagração a São José, assim como a consagração a qualquer outro santo, é uma forma de dar ainda mais profundidade e significado à nossa fé.

Como fazer consagração a são josé?

A consagração a São José tem etapas bem definidas para aprofundar o seu entendimento sobre a vida do santo, a importância da consagração e a preparação para esse processo. Primeiramente, passa-se por um período de estudo, seguido por uma etapa de conhecimento aprofundado sobre a vida de São José. Depois, vem o caminho de oração e formação que dura 31 dias. E, finalmente, escolhe-se uma data para realizar a consagração através de uma oração especial.

Quem pode se consagrar a São José?

Todos aqueles que sentirem a vontade de se dedicar mais profundamente à sua fé podem se consagrar a São José. Inclusive, aqueles que já se consagraram à Nossa Senhora, pois a vida desses dois santos foi profundamente entrelaçada na Terra. Portanto, oferecer-se a ambos é uma forma de aprofundar ainda mais o próprio compromisso com Deus.

Consagrar-se a São José é uma forma de reconhecer o papel único que ele desempenhou na vida de Jesus e na história da salvação. Por meio dessa prática, os fiéis podem procurar seguir o seu exemplo de virtude e piedade, confiando que ele intercederá por eles junto a Jesus.

Minha consagração a Nossa Senhora invalida a consagração a São José?

Em resposta, é um retumbante “Sim!”. Em uma família espiritual, os devotos não podem ter apenas uma mãe espiritual sem um pai espiritual. A consagração a Maria não diminui a importância de São José, mas sim, completa a família espiritual do devoto. Segundo o Padre Donald Calloway, os corações de Jesus, Maria e São José são um.

Como posso me consagrar a São José?

O livro do Padre Calloway propõe um plano de 33 dias de consagração que inclui leituras diárias, meditações e orações, culminando em uma oração de consagração formal no dia da festa de São José. Idealmente, essa prática pode ser realizada em família ou em grupos, reforçando os laços de fé entre os participantes. O último dia pode incluir uma cerimônia simples de consagração em grupo, liderada pelo pároco.

O devoto pode iniciar esta jornada de consagração através do livro ‘Consagração a São José: As Maravilhas de Nosso Pai Espiritual’. E pode aumentar ainda mais a devoção com os livros ‘Glória e Poder de São José’ e ‘Devocionário a São José’, que proporcionam uma profunda reflexão sobre a vida e a virtude de São José.

Lucas Alves

Jornalista e colaborador do Diário da Fé.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo