BíbliaNotícias

Consagração a São José: o que é o ato demonstrar devoção paternal

devoção à São José, o homem escolhido por Deus para ser o pai putativo de Jesus Cristo, tem se tornado cada vez mais popular nos últimos séculos. Conhecido como o patrão universal da Igreja, São José oferece proteção espiritual para aqueles que a ele se encomendam. Neste artigo, falaremos mais detalhadamente sobre o significado e o processo de consagração a este santo glorioso.

O que significa a consagração a São José?

A consagração a São José é um ato formal de entrega filial a este santo, que implicaria reconhecer a sua paternidade espiritual e se inspirar na sua virtude. Trata-se da entrega total de si mesmo aos cuidados paternos de São José, com o intuito de que o consagrado possa adquirir as virtudes que o tornarão santo. O consagrado busca estar o mais próximo possível do santo, a ponto de se assemelhar a ele na virtude e na santidade.

Posso me consagrar a São José se já me consagrei a Nossa Senhora?

A resposta é: Sim! Segundo o Fr. Donald Calloway, MIC, “Deus deseja que todos os filhos sejam entregues aos cuidados de uma mãe e de um pai. A paternidade espiritual de São José é extremamente importante para o crescimento espiritual de todo Cristão. Maria quer que você se consagre a São José! Jesus quer que você se consagre a São José! Os corações de Jesus, Maria e São José são um”. Portanto, a consagração a São José de nenhuma maneira diminui ou compromete a consagração feita a Maria.

Como posso me consagrar a São José?

A consagração a São José consiste em um processo de 33 dias de preparação espiritual, culminando com uma oração formal de consagração. Idealmente, seria interessante que famílias ou grupos se organizassem para realizarem juntos essa jornada de fé. No último dia, uma cerimônia simples, após o Santo Sacrifício da Missa, poderia ser organizada para que todos os consagrados rezassem juntos a oração de consagração, sob a liderança do pároco.

Além da consagração, também devem ser adotadas práticas que auxiliem na aproximação com este pai espiritual, como a leitura do livro “Glória e Poder de São José”, que possibilita, em 31 capítulos, uma visão mais ampla da vida de São José e das graças concedidas por sua intercessão junto a Jesus.

Para finalizar, recordamos a Oração de Consagração a São José, como uma prece que solidifica nosso compromisso filial com este grande santo e marca o início de uma nova jornada de fé e virtude, sob a sua orientação paternal.

Lucas Alves

Jornalista e colaborador do Diário da Fé.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo