BíbliaNotícias

São Segundo de Asti é cercado de lendas e cultuado desde os primórdios | Santo do Dia 29/03

O Santo do dia 29/03, celebramos a vida e a santidade de um dos mais notáveis membros da comunhão dos santos: São Segundo de Asti. Quem é o santo do dia e qual é a sua história? Neste texto jornalístico, mergulharemos nas páginas da vida e na devoção desse santo ou santa, cujo legado continua a iluminar o caminho da fé para milhões ao redor do mundo. Acompanhe-nos nesta jornada de descoberta e inspiração, enquanto exploramos os feitos e a espiritualidade que tornam São Segundo de Asti digno de ser lembrado e celebrado neste dia especial.

São Segundo de Asti: a história de um mártir e santo venerado

São Segundo de Asti, conhecido na Itália como Secondo di Asti, é um personagem histórico que é homenageado como mártir e santo em diversas religiões. Sua morte é datada aproximadamente no ano 119 d.C e é comumente comemorada em 29 de março. Porém, na cidade de Asti, a festividade ocorre na primeira terça-feira de maio.

Origem e vida de Segundo de Asti

Segundo de Asti era um patrício na cidade de Asti e um oficial subalterno do exército imperial. Foi decapitado em Asti sob o governo de Adriano e sua figura histórica é bastante conhecida. Sua veneração é tão antiga que existem registros de uma igreja dedicada a ele já no século IX.

Lendas sobre Segundo de Asti

Lendas mais recentes contam que Segundo de Asti era um membro da Legião Tebana, um coletivo de cristãos que teriam sido martirizados na Suíça. Outra história afirma que Segundo era um jovem de origem nobre. Ele teria visitado as prisões de Asti e viajou para a cidade de Tortona com o amigo Sapricius, prefeito da cidade, onde conheceu Marciano, o primeiro bispo da cidade e martirizado sob Adriano.

Esse encontro teria influenciado Segundo a se tornar cristão. Posteriormente, Sapricius tenta fazer com que Segundo abjure sua fé recém-descoberta, mas ele recusa, e como consequência, sofre torturas e é decapitado.

Representações e veneração a Segundo de Asti

O códice conhecido como Codice della Catena retrata os santos Otávio, Adventor, Solutor, Máximo de Turim, João Batista e Segundo de Asti. Também há registros de uma pintura representando São Segundo e um anjo feita por Bernardo Strozzi por volta de 1640.

A história de São Segundo de Asti continua a influenciar e inspirar pessoas em todo o mundo, sendo seu legado uma memória viva na história do cristianismo.

Lucas Alves

Jornalista e colaborador do Diário da Fé.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo