BíbliaNotícias

São Osvaldo escolheu ser beneditino: conheça sua história | Santo do Dia 29/02

O Santo do dia 29/02, celebramos a vida e a santidade de um dos mais notáveis membros da comunhão dos santos: São Osvaldo. Quem é o santo do dia e qual é a sua história? Neste texto jornalístico, mergulharemos nas páginas da vida e na devoção desse santo ou santa, cujo legado continua a iluminar o caminho da fé para milhões ao redor do mundo. Acompanhe-nos nesta jornada de descoberta e inspiração, enquanto exploramos os feitos e a espiritualidade que tornam São Osvaldo digno de ser lembrado e celebrado neste dia especial.

A relevância de Santo Osvaldo no século X

O século X foi marcado pela pujança de Santo Osvaldo na história da Igreja Católica. Ingles e arcebispo da cidade de York, Santo Osvaldo, ainda que sobrinho de um ministro religioso, Santo Otão, trilhou o caminho do sacerdócio por vocação e não apenas por influência familiar. Sua trajetória é um reflexo da ligação intrínseca entre a fé e a educação. Após sua ordenação como cônego da Catedral de Winchester, a fome por aprofundamento teológico o levou a Fleury, na França, onde a abadia beneditina se destacava por rigorosos estudos eclesiásticos.

O retorno à Inglaterra e o compromisso com a reforma monástica

O caminho leva Santo Osvaldo de volta à Inglaterra com o objetivo de visitar o seu tio que estava à beira da morte. Com o falecimento deste, ele vai para York, onde é convencido por outro tio a viajar para Roma, marcando assim um acúmulo de experiências que o formarão como o religioso que passou a ser reconhecido. Santo Osvaldo tornou-se bispo de Worcester, onde seu caráter justo, generoso e sempre disposto ao diálogo ganhou a admiração dos moradores da região. O trabalho em conjunto com Dunstan, arcebispo da Cantuária, e Ethelwold, bispo de Winchester, finalmente possibilitou a concretização da reforma dos mosteiros em Worcester.

Santo Osvaldo e a reforma dos mosteiros

Sua nomeação como arcebispo de York não representou o afastamento da administração de Worcester, o que possibilitou a continuidade das obras de reestruturação do monastério. Osvaldo busca sempre aprimorar as condições de estudo nos locais em que tem influência. Tanto que a abadia de Ramsay tornou-se um importante centro de estudos científicos graças ao seu esforço de trazer o monge Abdon de Fleury. Porém, a parte do clero da Catedral de Worcester resistiu às suas reformas. Isso não desmotivou Santo Osvaldo, que procurou alternativas para seguir com sua missão. Foi neste contexto que foram construídas a abadia e a igreja dedicadas a Nossa Senhora, onde foram instalados os beneditinos.

O legado de Santo Osvaldo

Santo Osvaldo faleceu em 972, deixando como legado a imagem de um homem extremamente devoto e dedicado ao estudo e difusão da fé. Além disso, atribuem-se a ele diversos milagres e é celebrado em várias datas dentro do calendário litúrgico. Sem dúvida, ele se destaca como exemplo de compromisso com a fé e com a educação, além de seu papel como reformador de mosteiros, um trabalho que perdura em sua memória até hoje.

Lucas Alves

Jornalista e colaborador do Diário da Fé.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo