BíbliaNotícias

Santo Honorato de Arles faleceu exaurido pelo trabalho religioso | Santo do Dia 16/01

O Santo do dia 16/01, celebramos a vida e a santidade de um dos mais notáveis membros da comunhão dos santos: Santo Honorato de Arles. Quem é o santo do dia e qual é a sua história? Neste texto jornalístico, mergulharemos nas páginas da vida e na devoção desse santo ou santa, cujo legado continua a iluminar o caminho da fé para milhões ao redor do mundo. Acompanhe-nos nesta jornada de descoberta e inspiração, enquanto exploramos os feitos e a espiritualidade que tornam Santo Honorato de Arles digno de ser lembrado e celebrado neste dia especial.

Da Consulada Romana à Santidade: A Jornada de Santo Honorato

Vamos falar um pouco sobre uma figura que se destacou na história da Igreza Católica, Santo Honorato. Nascido em uma família de Cônsules Romanos estabelecida na Gália, o jovem Honorato deixou cedo de se dedicar ao culto aos ídolos e acabou convertendo o seu irmão mais velho, Venâncio, para o Cristianismo.

Ambos se sentiam desiludidos com as superficialidades do mundo e decidiram renúncia-lo junto com todos os seus prazeres. Contudo, isso não era o que o pai pagão e amoroso deles desejava. Após vários embates com a intolerância do pai, os irmãos, juntamente com seu diretor espiritual, São Caprásio, decidiram navegar de Marselha até a Grécia.

Desafios na Jornada Espiritual de Honorato

Na Grécia, os irmãos esperavam viver, de maneira discreta, nalgum deserto. Porém, Venâncio faleceu pouco tempo após a sua chegada a Metona, e Honorato, também acometido por uma doença, se viu forçado a retornar para o seu país natal acompanhado do orientador espiritual.

Honorato, então, seguiu para Fréjus, onde viveu como um eremita nas montanhas próximas. Ao descobrir a existência de duas pequenas ilhas marítimas próximas à costa, decidiu se estabelecer na menor delas, atualmente conhecida como Ilha de Saint-Honorat. Foi neste local que ele fundou o renomado mosteiro de Lerins, por volta do ano 400.

Como foi a Trajetória de Honorato após a Fundação do Mosteiro?

Investido como Santo Abade, Honorato adotou uma postura flexível em relação aos seus seguidores. Enquanto alguns eram encorajados a viver em comunidade, outros, considerados mais perfeitos, eram incentivados a viver em celas separadas, seguindo o estilo de vida dos anacoretas.

A descrição feita por São Hilário de Arles retrata a nobre virtude dessa congregação de santos e louva a caridade, concórdia, humildade, compunção e devoção, que presidiam sob a liderança de Honorato.

Santo Honorato, um Modelo de Vida Cristã

Relutando ems e tornar o Arcebispo de Arles, esse nem tornou-se Honorato. Seu papel de liderança foi além do monastério e seguiu com ele na arquidiocese, onde foi consagrado em 426. Faleceu exausto, em 429, após dedicar a vida às penitências e aos trabalhos apostólicos.

Santo Honorato representa, sem qualquer dúvida, a iniciativa cristã de abrir mão da satisfação mundana e se entregar ao serviço de Cristo. Seu legado ecoa até hoje, inspirando cristãos em todo o mundo a se desvencilhar do materialismo e seguir os caminhos de Deus, não importando os obstáculos que possam enfrentar. Seu exemplo permanece como um farol, iluminando o caminho para aqueles que buscam uma vida de renúncia e devoção.

Lucas Alves

Jornalista e colaborador do Diário da Fé.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo