BíbliaNotícias

Santo Ambrósio de Sena: renegado pela família, acolhido na religião | Santo do Dia 20/03

O Santo do dia 20/03, celebramos a vida e a santidade de um dos mais notáveis membros da comunhão dos santos: Santo Ambrósio de Sena. Quem é o santo do dia e qual é a sua história? Neste texto jornalístico, mergulharemos nas páginas da vida e na devoção desse santo ou santa, cujo legado continua a iluminar o caminho da fé para milhões ao redor do mundo. Acompanhe-nos nesta jornada de descoberta e inspiração, enquanto exploramos os feitos e a espiritualidade que tornam Santo Ambrósio de Sena digno de ser lembrado e celebrado neste dia especial.

História de Santo Ambrósio de Sena

Na cidade de Siena, Itália, no ano de 1220, nasce Santo Ambrósio de Sena. Seu nascimento destinado a trazer sentimentos mistos a seus pais, marcado como estava por uma deformação corporal. A vida do jovem Ambrósio, porém, sofreu uma mudança dramática quando uma pessoa informou à sua enfermeira que ele seria “o orgulho desta cidade”.

A enfermeira, por sua vez, percebeu que o jovem tinha um comportamento calmo e pacífico sempre que estava próximo das relíquias de santos na igreja dominicana. Mudança ainda mais impressionante aconteceu quando Ambrósio, ainda criança, ao pronunciar o nome “Jesus”, viu suas deformidades serem curadas.

A Jornada Espiritual

Abrangendo desde a infância, o celibato de Santo Ambrósio foi notavelmente pio e devoto – levantando-se durante a noite para rezar e meditar, mesmo aos quatro anos de idade. As escrituras também desempenharam um papel central na sua formação espiritual, escolhendo um livro sobre os santos quando lhe foi oferecida a escolha entre dois tomos do acervo de seu pai.

Essa devoção não passou despercebida. Aos dezessete anos, optou por se juntar aos frades, mesmo quando seus pais e amigos tentaram o dissuadir. Estudou em Paris, com São Tomas de Aquino e São Alberto, o Magnus, e posteriormente foi para Colonha com Alberto.

Legado de Santo Ambrósio

Embora Santo Ambrósio inicialmente tenha tido a intenção de escrever, a habilidade literária de Santo Tomás de Aquino o encorajou a se dedicar à pregação, tornando-se um dos maiores pregadores de sua época. Seu impacto foi sentido além das fronteiras de sua nação natal, com missões de paz e evangelização realizadas na Alemanha, Itália e França.

Conhecido por seu misticismo e habilidades visionárias, os relatos de seu sermão sugerem que ele às vezes levitava, cercado por luzes e pássaros brilhantes. Seu falecimento em 1287, de causas naturais, não marcou o fim de seu impacto – seu túmulo continuou sendo um local de peregrinação e muitos milagres foram creditados à sua intercessão.

Embora tenha sido beatificado em 1622 e nunca oficialmente canonizado, ele é popularmente conhecido como Santo Ambrósio de Siena. Até hoje, ele é o padroeiro da cidade de Siena, retratado em arte litúrgica cercado de luzes e pássaros ou com uma pomba ao seu lado.

Oração de Santo Ambrósio

A oração a Santo Ambrósio visa a intervenção divina em casos de vingança planejada, clamando para que a justiça permaneça nas mãos de Deus. Refletindo a vida e o ministério de Santo Ambrósio, a oração serve como um lembrete da entrega à justiça divina e do chamado à calma e à paz no meio das dificuldades da vida.

Lucas Alves

Jornalista e colaborador do Diário da Fé.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo