BíbliaNotícias

Santo Abraão Kidunaia: Do deserto à missão pagã | Santo do Dia 16/03

O Santo do dia 16/03, celebramos a vida e a santidade de um dos mais notáveis membros da comunhão dos santos: Santo Abraão Kidunaia. Quem é o santo do dia e qual é a sua história? Neste texto jornalístico, mergulharemos nas páginas da vida e na devoção desse santo ou santa, cujo legado continua a iluminar o caminho da fé para milhões ao redor do mundo. Acompanhe-nos nesta jornada de descoberta e inspiração, enquanto exploramos os feitos e a espiritualidade que tornam Santo Abraão Kidunaia digno de ser lembrado e celebrado neste dia especial.

Santo Abraão Kidunaia

Abraão Kidunaia, nascido em 296 na Mesopotâmia (atual Síria), trilhou um caminho peculiar que o levou da resistência à vontade familiar para uma vida dedicada a Deus e à missão cristã. Educado em meio a valores religiosos, Abraão, inicialmente destinado ao casamento, recusou-se a seguir esse caminho, almejando tornar-se eremita e dedicar-se à oração, contemplação e penitência.

Após ceder às pressões familiares, no dia de seu casamento, Abraão abandonou tudo e se isolou em uma cela no deserto próximo a Edessa. Após uma década recluso, recebeu a notícia da morte de seus pais, deixando-lhe uma considerável fortuna. Longe de se abalar, Abraão doou toda a herança aos pobres, afastando-se dos bens materiais.

O bispo de Edessa, amigo pessoal de Abraão, viu nele o sacerdote ideal para uma missão especial. Ordenado, Abraão tornou-se padre missionário em Beth-Kiduna, uma vila pagã. O árduo trabalho de evangelização resultou na conversão da comunidade, que destruiu ídolos pagãos e construiu uma igreja. Satisfeito, Abraão rezou por um sucessor e retornou à sua cela no deserto.

Após uma breve saída para acolher e educar sua sobrinha Maria, Abraão a converteu, mas ela buscou as alegrias do mundo. Anos depois, Maria de Edessa retornou à vida de caridade, sendo canonizada. Abraão faleceu aos 70 anos, em 366, e sua cela tornou-se local de peregrinação e milagres, conforme relatos deixados por Santo Efrém. Celebrado em 16 de março, Abraão Kidunaia personifica a jornada de um eremita que se tornou guia espiritual e missionário.

Lucas Alves

Jornalista e colaborador do Diário da Fé.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo