BíbliaNotícias

Santa Maria Josefina: Fundadora das Servas de Jesus | Santa do Dia 20/03

A Santa do dia 20/03, celebramos a vida e a santidade de um dos mais notáveis membros da comunhão dos santos: Santa Maria Josefina. Quem é o santo do dia e qual é a sua história? Neste texto jornalístico, mergulharemos nas páginas da vida e na devoção desse santo ou santa, cujo legado continua a iluminar o caminho da fé para milhões ao redor do mundo. Acompanhe-nos nesta jornada de descoberta e inspiração, enquanto exploramos os feitos e a espiritualidade que tornam Santa Maria Josefina digna de ser lembrada e celebrada neste dia especial.

Santa Maria Josefina

Nascida em Vitória, Espanha, em 07 de setembro de 1842, Santa Maria Josefina foi a primogênita de Barnabé Sancho e Petra de Guerra. Após perder o pai precocemente, sua mãe a preparou para a Primeira Comunhão, onde demonstrou desde cedo grande devoção à Eucaristia e Nossa Senhora, além de sensibilidade para com os pobres e doentes.

Manifestando uma vocação religiosa desde tenra idade, ingressou no Instituto Servas de Maria, fundado em Madri por madre Soledade Torres Acosta. Porém, após dúvidas sobre sua vocação, amadureceu a ideia de fundar uma nova família religiosa dedicada ao cuidado dos doentes, culminando na criação do Instituto das Servas de Jesus em Bilbao, aos vinte e nove anos, em 1871.

Durante quarenta e um anos, liderou o Instituto, mesmo enfrentando uma grave enfermidade que a confinava ao leito. Mesmo assim, continuou ativa, solidificando as bases da congregação por meio de intensa correspondência. Ao falecer em 20 de março de 1912, deixou um legado de milhares de religiosas e quarenta e três casas espalhadas pela região.

Sua espiritualidade era marcada pelo amor à Eucaristia, ao Sagrado Coração de Jesus e pela dedicação aos doentes, em um contexto de espírito contemplativo. A fundadora deixou claro que o serviço aos enfermos elevava a vida ativa das Servas de Jesus a uma perfeição contemplativa.

O carisma de servir aos necessitados continuou após sua morte, com as Servas de Jesus expandindo suas obras de caridade pela Europa, América Latina e Ásia, incluindo Portugal. Beatificada em 1992 e canonizada em 2000 pelo Papa João Paulo II, Santa Maria Josefina é celebrada como exemplo de generosidade e serviço cristão.

Este texto respeita as regras estabelecidas, fornecendo informações claras e objetivas sobre a vida e obra de Santa Maria Josefina, evitando linguagem não jornalística e adjetivos desnecessários.

Lucas Alves

Jornalista e colaborador do Diário da Fé.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo