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Projeto de alfabetização realiza desejo de idosa de 74 anos de ler a Bíblia após formatura

Mesmo nos dias atuais, é surpreendente constatar que uma parcela significativa da população brasileira ainda enfrenta o desafio do analfabetismo. Dados recentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) revelam que cerca de 9,3 milhões de pessoas no Brasil não sabem ler e escrever. Essa realidade é particularmente alarmante no Nordeste, onde a proporção de analfabetos é significativamente mais alta em comparação com outras regiões do país.

As consequências do analfabetismo são diversas e impactam diretamente a qualidade de vida dessas pessoas. Desde dificuldades em preencher formulários e entender informações básicas do cotidiano até limitações no acesso a oportunidades educacionais e profissionais, o analfabetismo impõe barreiras significativas ao desenvolvimento pessoal e social.

Projeto de alfabetização

Nesse contexto, iniciativas de alfabetização ganham destaque por seu papel fundamental na promoção da inclusão e capacitação educacional. Um exemplo inspirador desse tipo de projeto é o realizado no Centro Municipal de Saúde (CMS) Vila do Céu, em Cosmos, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Esse projeto, liderado por agentes comunitárias de saúde, surgiu da observação da dificuldade enfrentada por pacientes em preencher informações em receitas médicas, o que muitas vezes resultava na perda da validade dos pedidos ou em erros na administração dos medicamentos.

O objetivo do projeto de alfabetização é oferecer às pessoas a oportunidade de aprender a ler e escrever, capacitando-as para enfrentar os desafios do cotidiano e ampliar suas perspectivas de vida. Com aulas diárias ministradas por quatro professoras, entre elas agentes comunitárias de saúde, o projeto adota uma abordagem inclusiva e personalizada, focada em fortalecer as habilidades linguísticas e promover a autonomia dos alunos.

A recente formatura de 14 idosas que participaram do projeto é um testemunho vivo do impacto positivo dessa iniciativa na vida das pessoas. Entre essas idosas, Maria de Lourdes Costa, aos 74 anos, realizou um sonho ao aprender a ler a Bíblia e compartilhar um versículo durante a cerimônia de formatura. Esse momento simbólico reflete não apenas a conquista pessoal de Maria, mas também o potencial transformador da educação na vida de indivíduos e comunidades.

O projeto de alfabetização no CMS Vila do Céu é um exemplo inspirador de como a educação pode ser uma poderosa ferramenta de inclusão e empoderamento, proporcionando às pessoas a oportunidade de superar barreiras e alcançar seus sonhos. Ao promover a alfabetização, esse projeto não apenas ensina a ler e escrever, mas também abre portas para um futuro mais promissor e digno para seus participantes.

Lucas Alves

Jornalista e colaborador do Diário da Fé.

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