BíbliaNotícias

Por que São Dimas é conhecido como “O Bom Ladrão”? | Santo do Dia 25/03

O Santo do dia 25/03, celebramos a vida e a santidade de um dos mais notáveis membros da comunhão dos santos: São Dimas. Quem é o santo do dia e qual é a sua história? Neste texto jornalístico, mergulharemos nas páginas da vida e na devoção desse santo ou santa, cujo legado continua a iluminar o caminho da fé para milhões ao redor do mundo. Acompanhe-nos nesta jornada de descoberta e inspiração, enquanto exploramos os feitos e a espiritualidade que tornam São Dimas digno de ser lembrado e celebrado neste dia especial.

São Dimas, o bom ladrão venerado pela Igreja Católica e Ortodoxa

O bom ladrão, conhecido na Igreja Católica como São Dimas e na Igreja Ortodoxa como Rakh, foi um dos ladrões crucificados ao lado de Jesus Cristo.

Uma figura redentora do Novo Testamento

No Novo Testamento, o nome do bom ladrão não é mencionado. No entanto, sua história é conhecida por ter reconhecido que era um pecador e acreditado em Cristo, o que resultou em seu perdão e recepção no Paraíso, conforme relatado no Evangelho de Lucas.

Presença nos evangelhos apócrifos

É somente na versão grega do pseudo-epígrafo Evangelho de Nicodemos, um evangelho apócrifo do século IV, que o nome do bom ladrão aparece pela primeira vez. Na versão latina, o nome do segundo ladrão é revelado – Gestas.

Reverência na tradição católica

Na tradição cristã, São Dimas é considerado o protetor dos pobres e moribundos, especialmente daqueles cuja conversão à última hora parece mais difícil. É invocado para proteger as casas e propriedades contra ladrões e em causas difíceis, principalmente em negócios financeiros, para a conversão e reforma de bêbados, jogadores e ladrões. É considerado o protetor dos presos e penitenciários, dos condutores de veículos e carroceiros. O dia de São Dimas é celebrado no dia 25 de março pela Igreja Católica.

Figura de destaque na cultura popular

São Dimas é frequentemente mencionado pelo grupo de rap Racionais MC’s, designado como o primeiro “vida loka” da história. Sua figura é reverenciada como a de um fora da lei arrependido. Na música Vida Loka II, do álbum Nada Como Um Dia Após O Outro Dia, Dimas é citado. Além disso, no álbum de 2011 intitulado Recanto, composto e produzido por Caetano Veloso e interpretado por Gal Costa, São Dimas é referido no refrão da música “Miami maculelê”, ao lado de outras figuras associadas ao “bom ladrão” como Robin Hood e Charles Anjo 45.

Lucas Alves

Jornalista e colaborador do Diário da Fé.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo