BíbliaNotícias

Pela família e trabalho: como rezar o terço de São José?

Muitos cristãos não sabem, mas São José, o carpinteiro da Galiléia, o humilde esposo da Virgem Maria, foi escolhido por Deus para ser o protetor de toda a Igreja de Cristo. As histórias bíblicas mostram que ele esteve ao lado de Maria em todos os momentos, inclusive no nascimento de Jesus, que aconteceu em um estábulo, em Belém. São José foi o educador e protetor do menino Jesus, exercendo o papel de pai com amor e dedicação.

As virtudes de São José

São José era um homem simples, trabalhador e muito fiel a Deus. Sua simplicidade e retidão de caráter conquistaram a confiança do Criador, que o escolheu como protetor de sua família terrena. Ele é considerado exemplo de pai e esposo, dedicado à família e ao trabalho. São José é invocado como protetor da Igreja, das famílias, dos trabalhadores e de todos os que recorrem a ele com fé e devoção.

Passo a passo do terço a São José

O terço a São José é simples de ser rezado. Segue-se o seguinte formato:

Nas contas grandes:

Aqui, você deve recitar a seguinte oração: “Meu glorioso São José, nas vossas maiores aflições e tribulações, não vos valeu o anjo do Senhor? Valei-me, São José!”

Nas contas pequenas:

Nesta parte do terço, a oração a ser recitada é “Valei-me, São José.” ‘Valei-me’ é um pedido de ajuda e São José, sendo um santo poderoso e influente, é visto como um mediador eficaz entre os devotos e Deus.

Após a reza do terço:

Ao final do terço, recite o seguinte oferecimento: “A vós, glorioso São José, ofereço este terço em louvor e glória de Jesus e Maria, para que seja minha luz e guia, minha proteção e defesa, minha fortaleza e alegria em todos os meus trabalhos e tribulações, principalmente na hora da agonia. Pelo nome de Jesus, pela glória de Maria, imploro o vosso poderoso patrocínio, para que me alcanceis a graça que tanto desejo. Falai em meu favor, advogai a minha causa no Céu e na Terra, alegrai a minha alma para honra de Jesus, de Maria e vossa. Amém.”

Lucas Alves

Jornalista e colaborador do Diário da Fé.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo