BíbliaNotícias

Padroeiro dos futebolistas e fundador de ordem: São Luis Scrosoppi | Santo do Dia 03/04

O Santo do dia 03/04, celebramos a vida e a santidade de um dos mais notáveis membros da comunhão dos santos: São Luis Scrosoppi. Quem é o santo do dia e qual é a sua história? Neste texto jornalístico, mergulharemos nas páginas da vida e na devoção desse santo ou santa, cujo legado continua a iluminar o caminho da fé para milhões ao redor do mundo. Acompanhe-nos nesta jornada de descoberta e inspiração, enquanto exploramos os feitos e a espiritualidade que tornam São Luis Scrosoppi digno de ser lembrado e celebrado neste dia especial.

São Luís Scrosoppi: uma vida dedicada a caridade

São Luís Scrosoppi, também conhecido como o padroeiro dos pobres e dos jovens em dificuldade, é celebrado hoje por católicos em todo o mundo. Com uma vida dedicada à caridade, São Luís Scrosoppi é um exemplo de generosidade e entrega à fé. Nascido em 4 de agosto de 1804, em Údine, uma cidade no norte da Itália, São Luís Scrosoppi cresceu em um ambiente familiar rico de fé e caridade cristã. Em 1827, foi ordenado sacerdote e, dedicou-se à educação das jovens mais solitárias e abandonadas de Údine e dos arredores.

São Luís Scrosoppi e a Congregação das Irmãs da Providência

Em 1 de fevereiro de 1837, nove senhoras que colaboraram na educação dessas meninas, escolheram viver na pobreza e na doação total de si. É assim que nasce a Congregação das Irmãs da Providência, a família religiosa fundada pelo padre Luís. A missão da congregação é servir humildemente aos pobres, doentes e idosos abandonados. No entanto, a vida de São Luís Scrosoppi não foi desprovida de desafios. Durante a unificação da Itália, a “Casa das Derrelitas” e a Congregação dos Padres do Oratório, de Údine, foram suprimidas em um clima anticlerical. Apesar disso, São Luís Scrosoppi manteve a fé na Providência Divina.

Legado de São Luís Scrosoppi

Antes de sua morte em 1884, São Luís Scrosoppi deixou uma mensagem duradoura de caridade e amor. Suas palavras finais às irmãs da congregação foram: “Depois da minha morte, a vossa Congregação terá muitas tribulações, mas depois renascerá a vida nova. Caridade! Caridade! Eis o espírito da vossa família religiosa: salvar as almas e salvá-las com a Caridade“. Hoje, os fieis celebram a vida de São Luís Scrosoppi e sua dedicação em servir os mais necessitados. Através das ações de caridade, ele continua a ensinar a importância da união com Deus, da compaixão e do amor.

Oração a São Luís Scrosoppi

“Ó Senhor, que em São Luís acendeu o fogo do teu amor para a humanidade sofredora e o tornou modelo de santidade para todos nós, infundi o mesmo Espírito de caridade operante no teu povo e nesta tua Igreja, para torná-la imagem legível do teu vulto paterno para os homens e mulheres do terceiro milênio. Ó São Luís, modelo de generosidade, com a ajuda da Virgem Mãe, que foi teu sustento para toda a vida, intercede para que esta tua terra saiba apresentar pastores santos, cristãos generosos e almas consagradas ao serviço de Cristo e do Evangelho. Amém.“ São Luís Scrosoppi, rogai por nós!

Lucas Alves

Jornalista e colaborador do Diário da Fé.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo