BíbliaNotícias

Orar pela paz: igreja da Venezuela faz 3 meses de oração contra guerra

Estamos vivenciando um momento de máxima tensão na Venezuela, onde muitos cidadãos estão lutando pela liberdade política, social e econômica. Recentemente, Juan Guaidó, que assumiu o título de presidente interino do país, conseguiu libertar Leopoldo Lopez, importante figura presa pelo então ditador Nicolás Maduro, com o apoio de parte do exército. Esse foi o passo final da chamada Operação Liberdade, que visa libertar a Venezuela da tirania do atual líder.

Esse movimento gerou uma forte reação do regime, que lançou mão do exército para reprimir os manifestantes. Os cidadãos têm ocupado as ruas desde o dia 1º de maio em protestos que já fizeram várias vítimas. A situação é complicada, pois enquanto a União Europeia lança seu apoio a Guaidó e o novo governo, a Rússia se mantém firme ao lado de Maduro, dando suporte para que o mesmo permaneça no poder e afaste os “traidores”.

Mas, qual é o posicionamento da igreja frente à situação da Venezuela?

Muitos líderes de igrejas optam por não se pronunciar publicamente sobre o assunto, em razão de questões de segurança. Contudo, fazem um chamado para oração. Javier Chacón, presidente da Sociedade Bíblia da Venezuela, pediu por “uma saída rápida e pacífica dessa crise política, social e econômica”, enquanto Jacobo Farias, líder dos Gideões da Venezuela, motivou o povo de Deus a se manter firme em seu chamado e em sua missão. Leonardo Cirit, diretor da Área de Missões Nacionais da Assembleia de Deus, ressaltou a importância de manter a fé e confiança em Deus, lembrando que o futuro da nação depende da intervenção divina e misericórdia de Deus.

O que a população não cristã pode fazer pela Venezuela?

A situação complexa na Venezuela nos move a clamar por ajuda, seja através de orações ou ações mais concretas. Devido à crise, a Venezuela se tornou um dos países observados em relação à perseguição aos cristãos. Diante disso, fazemos alguns pedidos fundamentais: clame para que a crise tenha um desfecho favorável à população; ore por aqueles que deixaram o país, principalmente por aqueles que se refugiam no Brasil, para que encontrem esperança e formas de sobrevivência; interceda pelo povo venezuelano para que encontre salvação em Jesus e para que a igreja cumpra seu papel nesse momento de crise; faça valer o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa clamando por uma imprensa livre na Venezuela, já que esse é um dos direitos suprimidos pelo governo de Nicolás Maduro.

Para aqueles que estão longe, parece ser pouco o que pode ser feito, no entanto, sua oração e apoio solidário podem trazer esperança aos corações daqueles que lutam por dias melhores na Venezuela. A situação atual requer de nós um posicionamento e ação, por isso juntemo-nos aos nossos irmãos venezuelanos em suas lutas e orações.

Lucas Alves

Jornalista e colaborador do Diário da Fé.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo