BíbliaNotícias

O que são os anjos? Como a Bíblia define os seres celestiais e sua aparência

Hoje gostaria de falar um pouco sobre um assunto que muitos encontram curiosidade: os anjos. Conforme descrito no Catecismo da Igreja Católica, a vida cristã em nosso mundo participa da fé da sociedade beatífica de anjos e homens, unidos em Deus. Mas quem são esses anjos? Anjo, uma palavra originária do latim “angelus”, significa “mensageiro”

Mensageiros de Deus, os anjos são descritos na Bíblia como servidores divinos, executores poderosos da palavra do Criador e obedientes à Sua vontade. Esse entendimento é explorado em várias passagens, como no Salmo 103,20. Parece notável, não é?

Os anjos são reais?

De acordo com a Igreja Católica, sim, os anjos são reais. Eles são seres espirituais puramente, possuindo inteligência e vontade. No entanto, ao contrário dos seres humanos, os anjos são seres pessoais e imortais. “Eles jamais poderão morrer, porque são iguais aos anjos e são filhos de Deus, porque são ressuscitados” (Lucas 20,36). Essa ideia foi afirmada pelo Papa Pio XII na Encíclica “Humani Generis”, em 1950, e reiterada pelo Papa Paulo VI em seu “Credo do Povo de Deus”, em 1968.

Os anjos estão presentes na história da humanidade desde a criação do mundo. A Bíblia registra numerosas vezes quando os anjos intervieram em eventos históricos, seja protegendo Lot (Gênesis 19), salvando Agar e seu filho (Gênesis 21,17), ou mesmo comunicando a Lei a Moisés e ao povo por meio de seu ministério (At 7,53).

Quais os tipos de anjos mencionados na Bíblia?

A Bíblia não define claramente uma hierarquia para os anjos, mas é possível identificar diferentes classes e funções, como Mensageiros, Querubins, Arcanjos e Serafins. O Arcanjo Miguel, por exemplo, é citado diversas vezes na Bíblia como líder de um exército de anjos (Judas 1:9 e Apocalipse 12:7).

Além do Arcanjo Miguel, apenas Gabriel é especificamente mencionado na Bíblia. Foi Gabriel quem comunicou a Maria sobre sua gravidez divina (Lucas 1:26) e o mesmo também aparece em diversas passagens do Antigo Testamento.

Quantos anjos existem? Quando eles foram criados?

A Bíblia não especifica a quantidade de anjos existentes, mas em Apocalipse 5:11 é dito que existem “milhares de milhares e milhões de milhões”. Mesmo não sabendo o momento exato da criação dos anjos, é possível afirmar através do livro de Gênesis, que os anjos já estavam presentes antes do sétimo dia da Criação (Êxodo 20:11).

Além disso, a Bíblia traz a informação de que 1/3 dos anjos se rebelaram e alinharam-se a Satanás (Apocalipse 12:3-9). Portanto, pode-se inferir que o número de anjos que permanecem no Reino de Deus é o dobro em comparação ao número de anjos caídos.

Existe alguma menção sobre anjos caídos na Bíblia?

Sim, a Bíblia faz menção aos anjos caídos, se referindo a eles como “espíritos imundos” que foram expulsos do Reino de Deus e que serão julgados no dia do Juízo Final, juntamente com o Diabo (Judas 1:6, Apocalipse 12:7-9 e Apocalipse 20:10).

Um detalhe importante é que a adoração e a oração a qualquer anjo é considerada uma prática que afasta as pessoas de Deus (Colossenses 2:18), pois acreditam que a proteção e provisão vêm diretamente de Deus (1 João 5:18). Os anjos do Senhor apenas cumprem a vontade de Deus e rejeitam qualquer forma de adoração (Apocalipse 19:10 e Apocalipse 22:8-9).

Neste contexto, pode-se entender que os anjos desempenham uma função essencial na visão cristã do Reino de Deus, sendo criaturas celestiais que escolheram adorar e fazer a vontade de Deus à eternidade.

Lucas Alves

Jornalista e colaborador do Diário da Fé.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo