BíbliaNotícias

O que aconteceu com o anjo Gabriel? Ele foi expulso do céu?

O Anjo Gabriel, figura conhecida das Escrituras Sagradas, é uma personalidade marcante nos relatos bíblicos. Apesar de conhecido por muitos, algumas histórias intrigam os estudiosos de religião. Segundo algumas tradições, Gabriel teria sido expulso do céu. As interpretações variam entre confissões e culturas, o que leva ao questionamento: qual seria sua verdadeira história? No Judaísmo, por exemplo, sugere-se que Gabriel foi expulso do céu por desafiar uma ordem de Deus quando tentou interferir na vida humana. Em contraponto, no Islamismo, a figura de Gabriel é de extremamente respeito, e não há relatos sobre sua eventual expulsão.

Quem é o Anjo Gabriel?

Na tradição cristã, Gabriel é um dos sete anjos que posicionam-se diante do trono de Deus, sendo um importante mensageiro divino. Relatos da Bíblia apresentam-no como aquele que anunciou a Maria a vinda do Messias – Jesus. Para os Cristãos, os anjos são seres criados por Deus antes dos seres humanos, designados para auxiliar a humanidade em sua trajetória espiritual. Gabriel, por sua vez, é especialmente ligado à mensagem divina e à revelação.

Por que Gabriel seria expulso do Céu?

Segundo o Judaísmo, a desobediência de Gabriel, ao interferir nos acontecimentos humanos, teria irritado Deus, resultando em sua expulsão. Outras teorias também circulam, como ciúmes e intrigas entre os anjos. Alguns alegam que Gabriel teria tomado partido na Guerra dos Anjos – entre anjos leais e rebeldes a Deus – resultando em sua expulsão.

O Anjo Gabriel na Tradição Cristã

Gabriel é muito presente na Bíblia, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. No livro de Daniel, ele aparece revelando a sucessão de potências mundiais e a vinda do Messias. No livro de Lucas, é ele quem anuncia a Maria o nascimento de Jesus.

Gabriel em outras tradições religiosas

No Islã, Gabriel, conhecido como Jibril, é quem revela o Corão ao profeta Maomé. Conhecido como Gavriel no Judaísmo, é visto como um guardião dos segredos celestiais e associado à destruição de Sodoma e Gomorra.

Interpretações culturais e artísticas

A figura de Gabriel é muito explorada na arte. Ele é representado como um anjo de asas brancas, vestido com roupas brilhantes e segurando um lírio, que simboliza pureza. No cinema, aparece em obras como “O Código Da Vinci” como um personagem que auxilia a desvendar mistérios.

Conclusão

Gabriel, seja como um mensageiro de Deus na tradição cristã ou como um anjo da destruição em outras culturas, é, sem dúvidas, de extrema importância na mitologia e na religião de diversas culturas. As diferentes interpretações a respeito de sua expulsão do céu são peculiares a cada crença e cultura, concluindo a complexidade e controvérsia deste tema.

Lucas Alves

Jornalista e colaborador do Diário da Fé.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo