BíbliaNotícias

O Monte Sinai e a jornada de São João Clímaco | Santo do Dia 30/03

O Santo do dia 30/03, celebramos a vida e a santidade de um dos mais notáveis membros da comunhão dos santos: São João Clímaco. Quem é o santo do dia e qual é a sua história? Neste texto jornalístico, mergulharemos nas páginas da vida e na devoção desse santo ou santa, cujo legado continua a iluminar o caminho da fé para milhões ao redor do mundo. Acompanhe-nos nesta jornada de descoberta e inspiração, enquanto exploramos os feitos e a espiritualidade que tornam São João Clímaco digno de ser lembrado e celebrado neste dia especial.

São João Clímaco

No dia 30 de março, celebramos a vida e a jornada espiritual de São João Clímaco, um dos mais proeminentes monges cristãos, cuja história está intimamente ligada ao Monte Sinai. Este local sagrado, onde Deus entregou a Moisés as tábuas dos Dez Mandamentos, é mais do que uma montanha rochosa; é um símbolo da conexão entre o divino e o terreno, um lugar onde os fiéis buscam a comunhão espiritual e a iluminação.

São João Clímaco, nascido na Síria por volta de 579, foi um exemplo de renúncia e dedicação à vida monástica. Desde jovem, demonstrou uma profunda vocação religiosa, deixando para trás uma vida de conforto e promessa social para seguir os ensinamentos de Cristo. Aos 16 anos, partiu em busca do Monte Sinai, onde se tornou discípulo de Raiuthi, um respeitado mestre monástico. Ali, dedicou-se à oração, ao jejum e ao estudo das escrituras.

Sua fama logo se espalhou, atraindo peregrinos em busca de seus conselhos e orientação espiritual. Aos 60 anos, foi eleito abade geral de todos os monges e eremitas da região, consolidando ainda mais sua influência e liderança espiritual. Durante seu tempo como abade, São João Clímaco escreveu “Escada do Paraíso”, uma obra essencial na doutrina monástica, descrevendo os trinta degraus necessários para alcançar a perfeição espiritual.

No dia 30 de março de 649, São João Clímaco partiu deste mundo, deixando para trás um legado de santidade e sabedoria. Sua vida e ensinamentos continuam a inspirar milhões de cristãos em todo o mundo, lembrando-nos da importância da busca espiritual e da entrega à vontade de Deus.

Lucas Alves

Jornalista e colaborador do Diário da Fé.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo