BíbliaNotícias

O legado de São Ludgero: Da nobreza ao apostolado na Europa | Santo do Dia 26/03

O Santo do dia 26/03, celebramos a vida e a santidade de um dos mais notáveis membros da comunhão dos santos: São Ludgero. Quem é o santo do dia e qual é a sua história? Neste texto jornalístico, mergulharemos nas páginas da vida e na devoção desse santo ou santa, cujo legado continua a iluminar o caminho da fé para milhões ao redor do mundo. Acompanhe-nos nesta jornada de descoberta e inspiração, enquanto exploramos os feitos e a espiritualidade que tornam São Ludgero digno de ser lembrado e celebrado neste dia especial.

São Ludgero

São Ludgero, nascido em 742 em Zuilen, Friesland, atual Holanda, foi um dos grandes evangelizadores de seu tempo. Descendente de uma família nobre, desde jovem dedicou-se aos estudos religiosos, ordenando-se sacerdote em 777, na cidade de Colônia, na Alemanha. Sua jornada apostólica teve início nas regiões pagãs da Holanda, Suécia e Dinamarca, seguindo os passos de São Bonifácio, tendo como discípulos São Gregório e Alcuíno de York.

Chamado pelo imperador Carlos Magno para evangelizar as terras que dominava, Ludgero encontrou obstáculos diante dos métodos de conversão impostos pelo imperador, que muitas vezes contradiziam os princípios do cristianismo. Após uma revolta liderada por Widukindo, Ludgero foi forçado a fugir, refugiando-se inicialmente em Roma e posteriormente em Montecassino, onde aprimorou seus estudos sobre o catolicismo.

Após a revolta ser dominada, Ludgero foi convidado por Carlos Magno a retomar seu trabalho evangelizador, que rendeu muitos frutos. Pregou o evangelho na Saxônia e em Vestfália, recusando o bispado de Treves oferecido pelo imperador. Emitindo os votos e tornando-se monge definitivamente, fundou um mosteiro ao redor do qual surgiu a cidade de Muester, onde foi eleito o primeiro bispo.

Ludgero continuou sua obra fundando igrejas, escolas e novas paróquias, além de retomar a evangelização na Frísia, seu desejo de contribuir para a conversão de sua pátria, a Holanda, concretizou-se com a fundação de outro mosteiro beneditino em Werden. Seu legado perdura até os dias de hoje, sendo venerado especialmente nos países por onde passou durante seu ministério, como Holanda, Suécia, Bélgica, Dinamarca, Alemanha e Itália, onde é invocado como intercessor em muitas graças e milagres. São Ludgero é celebrado no dia 26 de março com grande devoção em todo o mundo.

Lucas Alves

Jornalista e colaborador do Diário da Fé.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo