BíbliaNotícias

O Jubileu de 2025: o que é e o que a Igreja planeja para o evento?

Cidade do Vaticano – O Papa Francisco instalou hoje o Ano da Oração como preparação para as celebrações do Jubileu 2025. Este movimento excepcional visa enfatizar e rejuvenescer a importância da oração nas vidas individuais, na Igreja e no mundo, uma vez que, a Porta Santa do jubileu será aberta em dezembro deste ano.

Jubileu 2025: Um chamado à oração

Francisco fez o anúncio após a recitação do Ângelus no Vaticano, sublinhando a jornada que levará ao próximo Ano Santo. “Os próximos meses nos conduzirão à abertura da Porta Santa, com a qual iniciaremos o jubileu. Peço-lhes que intensifiquem a oração, para que nos preparemos para viver bem este acontecimento de graça e experimentar a força da esperança em Deus”, disse ele.

Adicionalmente, o Papa informou que o Dicastério para a Evangelização da Santa Sé fornecerá “subsídios” para orientar este Ano da Oração.

Comemoração dos 1700 anos do Concílio de Niceia

O Jubileu 2025 coincide com os 1700 anos do Concílio de Niceia, que elaborou a data da celebração da Páscoa. Este evento terá uma dimensão ecumênica incorporada em uma das rotas de peregrinação propostas, o ‘Iter europaeum’, constituído por 28 Igrejas de 27 países europeus e da União Europeia, além de alguns templos de outras comunidades cristãs.

“Nestes dias, rezamos especialmente pela unidade dos cristãos”, lembrou Francisco, referindo-se à Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que acontece todos os anos entre os dias 18 e 25 de janeiro.

Preparação para o jubileu

O Papa Bonifácio VIII instituiu, em 1300, o primeiro Ano Santo — com recorrência centenária, passando depois, segundo o modelo bíblico, cinquentenária e finalmente fixado de 25 em 25 anos. O último jubileu foi o Ano Santo Extraordinário dedicado à Misericórdia, realizado entre 29 de novembro de 2015 e 20 de novembro de 2016, convocado pelo Papa Francisco.

Em seu anúncio de Ano da Oração, Francisco encorajou os fiéis a aprenderem com a “melhor mestra”, a Santa Mãe da Igreja. “Alegrias e dores, satisfações e problemas”, ele aconselhou, devem ser vividos com um olhar interior voltado para Jesus.

Na próxima terça-feira, o Vaticano vai promover uma conferência de imprensa para a apresentação do ano de oração em preparação para o jubileu de 2025 e da série “Notas sobre a oração”.

Lucas Alves

Jornalista e colaborador do Diário da Fé.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo