BíbliaNotícias

Nova Trento abre “Caminho dos Presépios” em homenagem ao jubileu de 800 anos da tradição

Os moradores de Nova Trento, uma pitoresca cidade de Santa Catarina, estão celebrando uma tradição única nesta época festiva: a montagem de presépios. Este ano, a prática ganhou uma aura ainda mais especial, marcada pela celebração dos 800 anos do Presépio de Greccio, originalmente criado pelo venerado São Francisco de Assis, na Itália, no ano de 1223 d.C.

Se você planeja visitar Nova Trento nas próximas semanas, terá a honra de conhecer “O Caminho dos Presépios”. Esta exposição cativante, apresentando 52 decorações distintas, teve seu lançamento na sexta-feira, 8 de dezembro. “Ver o entusiasmo e a solidariedade das comunidades na montagem desses presépios foi realmente gratificante. Teremos um belíssimo evento, não apenas na Praça central, mas também nas residências dos moradores”, afirma a Secretária de Cultura e Turismo, Mariléia Cipriani Tomasoni.

Onde estão sendo montados os presépios?

Vários locais em Nova Trento estão sendo iluminados pela beleza dessas instalações. Por exemplo, os visitantes podem admirar 26 peças na Praça Getúlio Vargas, situada no coração da cidade. As outras 26 decorações podem ser encontradas em residências particulares, uma prática que já existe há muitos anos na região.

Em 2022, 16 casas receberam visitantes para celebrar essa tradição singular. No ano de 2023, com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo, o evento foi organizado de maneira ainda mais abrangente. “O presépio tem um grande significado para nós, moradores de Nova Trento. Está muito arraigado à nossa cultura. Entretanto, notamos que alguns moradores enfrentavam dificuldades devido ao grande número de visitantes. Por isso, decidimos nos envolver mais ativamente na organização do evento este ano”, explica a Secretária Mariléia.

Quais são os horários de visitação dos presépios?

O “Caminho dos Presépios” integra a programação do “Incanto di Natale”, um conjunto de atividades natalinas diversas que estão sendo oferecidas na cidade. Oficialmente, o evento começou quando as luzes foram acesas na noite de sexta-feira, exatamente às 19h. As visitações nas residências privadas ocorrem às terças, quintas e sábados, das 19h às 22h. Vale lembrar que a exposição continua até o Dia de Reis, que será celebrado no dia 6 de janeiro de 2024.

Lucas Alves

Jornalista e colaborador do Diário da Fé.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo