BíbliaNotícias

Jesus deveria se chamar Emanuel? Existe diferenças entre esses nomes?

Já pensou em ter um guia completo para te auxiliar nos estudos bíblicos? Poder desvendar mais de 300 perguntas desafiadoras encontradas na Bíblia? Pois bem, ao longo de cinco incríveis anos preparei um material exclusivo para aqueles que amam se aprofundar no estudo da Bíblia, mas enfrentam algumas dificuldades. Este material, que acabei de disponibilizar, pode ser a chave que você precisa para ampliar o seu entendimento bíblico ainda hoje. Confie em mim, é uma oportunidade que você não vai querer perder! Clique aqui e descubra mais sobre esse recurso incrível!

Poderíamos iniciar nossa jornada de estudos abordando uma questão bastante intrigante: Por que na descrição de Mateus sobre o nascimento de Jesus observamos que ele cita que o menino que nasceria de Maria seria chamado de Emanuel, conforme uma profecia dada ao profeta Isaías, porém, Jesus foi chamado de “Jesus” e não de “Emanuel”? Acredite, essa é uma pergunta muito pertinente e que pode gerar alguns equívocos. Por isso, irei explicar essa questão ligada ao nome de Jesus de maneira clara e objetiva.

Por que Jesus não foi chamado de Emanuel como Isaías profetizou?

Primeiramente, no relato de Mateus, temos a aparição de um anjo que traz tranquilidade a José, noivo de Maria, em relação ao que estava acontecendo: “Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo” (Mateus 1:20).

Logo após, José recebe instruções em relação ao nascimento dessa criança. A primeira instrução trata sobre o nome que deveria ser dado ao menino: “Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles” (Mateus 1:21). Aqui fica claro que o nome próprio que a criança teria deveria ser Jesus, o que significa “Jeová é salvação”.

O nome escolhido seria Jesus ou Emanuel?

Na sequência, temos a citação da profecia contida em Isaías 7:14: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco)” (Mateus 1:23). Aqui surge o questionamento: Como Jesus, cujo o nome foi dado pelo anjo, agora tem o nome Emanuel? Será que houve algum erro? Talvez alguma contradição em relação aos nomes? A resposta é não! Mas então, como explicar esses dois nomes?

José, claramente entendeu que o nome Emanuel não seria usado como nome próprio de Jesus. O nome Emanuel, que em hebraico significa “Deus conosco”, é associado à missão de Jesus, à Sua pessoa e obra. Jesus (que é Deus) estaria em nosso meio, nascendo para realizar um feito incrível. Isso é o significado da citação de que Ele seria chamado de Emanuel.

Quais são os outros nomes de Jesus?

Em outra profecia sobre o nascimento do Salvador, o profeta Isaías mostra outros nomes que esta criança teria: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz…” (Isaías 9:6). Esses nomes demonstram os títulos e características dessa criança especial que iria nascer. Portanto, não temos indicação de um Salvador com vários nomes próprios, mas sim alguém que teria um nome próprio e vários atributos incríveis que viriam de sua divindade.

Lucas Alves

Jornalista e colaborador do Diário da Fé.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo