BíbliaNotícias

Jejum de Daniel: o que é? Conheça a origem e duração do jejum

Para fazer o Jejum de Daniel, deve-se realizar um jejum parcial, evitando consumir alimentos que lhe são prazerosos. A prática tem como objetivo intensificar a comunhão com Deus, sacrificando momentaneamente o prazer de comer. O Jejum de Daniel pode ser mais prolongado que um jejum total de alimentos, sendo uma opção adequada para quem não pode abandonar totalmente a alimentação por algum motivo específico.

Primeiro Jejum de Daniel

O relato histórico documenta que Daniel fez esse jejum pela primeira vez na Babilônia. Ele e os seus amigos Hananias, Misael e Azarias, optaram por não consumir a comida sofisticada do rei da Babilônia, alimentando-se exclusivamente de vegetais e água. As Escrituras relatam que, depois de comprovada a boa aparência de Daniel e seus amigos, eles continuaram com a dieta, provavelmente, durante os 3 anos de treinamento no palácio babilônico.

Jejum de 21 dias

Outra prática, conhecida como “Jejum de Daniel 21 Dias”, tem lastro na passagem bibliográfica que registra o período de 3 semanas em que o profeta Daniel optou por não comer carne, nem delícias, e não beber vinho. Importante frisar que o jejum não tem finalidade estética, nem deve ser utilizado como forma de ostentar maior santidade. O essencial, nessa prática, é buscar a intimidade com Deus, a santificação e a intensificação da nossa fé em Cristo.

Vantagens do Jejum de Daniel

  • O jejum de Daniel pode ser mais prolongado que um jejum total de alimentos.
  • É adequado para quem não pode se abster totalmente de comer por algum motivo.
  • É recomendado para quem quer realizar um jejum mais longo, sem prejuízos à saúde.

Ajustando o Jejum de Daniel

Não há regras concretas na Bíblia para um jejum parcial. Cada indivíduo deve decidir o que não comer, não beber ou não realizar durante o jejum. Uma opção é usar seu tempo livre para orar, ler a Bíblia e buscar a orientação de Deus, o verdadeiro objetivo do jejum. Busque o conforto na Palavra de Deus em meio ao desconforto natural da prática.

Tempo de duração do jejum

Muitas pessoas seguem o exemplo de Daniel e fazem um jejum de 21 dias. Contudo, a prática pode durar o tempo que você determinar, sempre em conformidade com a vontade de Deus. Se durante o jejum você sentir de Deus que deve parar ou prolongar o tempo, siga sua orientação.

Seja qual for o período determinado para o jejum, tenha sempre em mente que busca-se a Deus, assim como recomenda a passagem de Jeremias 29:13: “E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.”

Lucas Alves

Jornalista e colaborador do Diário da Fé.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo