BíbliaNotícias

Grande exemplo para os jovens: São Gabriel de Nossa Senhora das Dores | Santo do Dia 27/02

O Santo do dia 27/02, celebramos a vida e a santidade de um dos mais notáveis membros da comunhão dos santos: São Gabriel de Nossa Senhora das Dores. Quem é o santo do dia e qual é a sua história? Neste texto jornalístico, mergulharemos nas páginas da vida e na devoção desse santo ou santa, cujo legado continua a iluminar o caminho da fé para milhões ao redor do mundo. Acompanhe-nos nesta jornada de descoberta e inspiração, enquanto exploramos os feitos e a espiritualidade que tornam São Gabriel de Nossa Senhora das Dores digno de ser lembrado e celebrado neste dia especial.

São Gabriel de Nossa Senhora das Dores

No longínquo dia primeiro de março de 1838, foi batizado sob o nome de Francisco Possenti, na tradicional cidade de Assis. Filho de Inês Friscioti, que faleceu quando Francisco tinha apenas quatro anos de idade. Ele e seu pai, Sante Possenti, mudaram-se para a cidade de Espoleto, pois Sante, sendo governador do Estado Pontifício, precisava estar sempre onde suas funções se faziam mais necessárias.

Francisco era conhecido por seu caráter alegre e sua sólida formação cristã e acadêmica. Em 1856, depois de se formar em instituições maristas e no Colégio Jesuíta, Francisco decidiu se dedicar à vida religiosa. Ele ingressou na congregação da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, fundada por São Paulo da Cruz, os Passionistas. Dedicou-se ao amor a Jesus Crucificado e à Virgem Dolorosa.

Por que Francisco mudou seu nome para Gabriel?

Quando Francisco foi acolhido para o noviciado em Morrovalle, ele recebeu o hábito e mudou seu nome para Gabriel de Nossa Senhora das Dores. Isso ocorreu porque ele tinha uma devoção e admiração profundas pela Virgem Dolorosa. Um ano depois, Gabriel emitiu seus votos religiosos e foi para a comunidade de Pievetorina para completar seus estudos filosóficos.

O legado deixado por São Gabriel de Nossa Senhora das Dores

Infelizmente, as anotações de Gabriel de Nossa Senhora das Dores em um caderno que estava sob a guarda de seu diretor espiritual, padre Norberto, foram destruídas. O legado de Gabriel, contudo, inclui uma coleção de pensamentos dos padres, cerca de 40 cartas que testemunham sua devoção à Nossa Senhora das Dores, e um outro caderno com anotações de aula, contendo dísticos latinos e poesias italianas.

Gabriel morreu jovem, aos vinte e quatro anos, de tuberculose, no dia 27 de fevereiro de 1862, na Ilha do Grande Sasso, na Itália. Mesmo com uma breve vida, ele foi beatificado em 1908, e canonizado em 1920 pelo Papa Bento XV. O Papa o declarou exemplo a ser seguido pela juventude dos nossos tempos, deixando um marco para as futuras gerações.

Além disso, São Gabriel de Nossa Senhora das Dores é co-patrono da Ação Católica e padroeiro principal da região de Abruzzo. Seu santuário é um dos mais procurados da Itália e do mundo cristão. Sua imagem como o “Santo do Sorriso” continua a inspirar muitos jovens a ajudar o próximo e a se conectar com Deus e a Virgem Mãe.

Lucas Alves

Jornalista e colaborador do Diário da Fé.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo