BíbliaNotícias

É errado rezar o terço deitado? Qual o jeito certo?

Todos já nos perguntamos em algum momento se é possível rezar o terço deitado. Enquanto alguns podem pensar que é uma falta de respeito, outros vêem como uma expressão de intimidade e conforto na presença de Deus. A verdade é que este é um tópico frequentemente discutido, mas raramente solucionado. Para começar, vamos entender que a oração é uma forma de conversa com Deus e o rosário, uma das diversas formas que essa conversa pode assumir.

Para muitos, a imagem clássica de quem reza ajoelhado é a mais comum. Há algo belo e reverente nessa posição, conectando as pessoas a uma profunda tradição de fé. Mas isso significa que todas as orações devem ser ditas nessa posição? Certamente que não.

Posições corporais na liturgia: mais que uma formalidade

Embora a disposição do coração seja o mais importante, a Igreja, em seus rituais litúrgicos, especificamente na missa, prevê três posições: de pé, sentado e de joelhos. Estas posições não são aleatórias, todas abrigam um significado profundo e uma simbologia única.

De joelhos, nos colocamos durante a consagração, o ponto mais sagrado da Missa, e para uma breve ação de graças pós-comunhão. Sentados, ouvimos com atenção a Palavra de Deus. Enquanto de pé, entoamos as preces iniciais, escutamos o Evangelho, proferimos as preces em comum, acompanhamos a prece eucarística e aguardamos a bênção final.

Mas afinal, é possível rezar o terço deitado?

A resposta para essa pergunta é sim! Não há nenhuma regra que determine a posição do corpo durante a oração. Conversar com Deus deve ser uma expressão criativa de sua intimidade e amor por ele. Portanto, se você encontrar conforto e tranquilidade para rezar o terço deitado, vá em frente. O importante é se comunicar com o Senhor de uma forma que expresse sinceridade e reverência.

E como recusar corretamente o rosário?

As Beleza e a graça do rosário estão na sua simplicidade. Contamos as contas, percorrendo os mistérios e fazendo nossas orações. Mas o que acontece quando, por algum motivo, somos incapazes de completar uma dezena ou até mesmo o rosário inteiro? A resposta é que está tudo bem. Deus entende nossas limitações e nos ama enscondicionalmente. O que importa, de novo, é a sinceridade do nosso coração quando nos dirigimos a ele.

Seja rezando o terço deitado, ajoelhado, em pé ou em qualquer outro lugar, o importante é a abertura do nosso coração ao amor de Deus. É crucial lembrar que a essência da oração não é tanto sobre a posição do nosso corpo, mas sim sobre a posição do nosso coração.

Lucas Alves

Jornalista e colaborador do Diário da Fé.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo