BíbliaNotícias

Diácono pode dar unção dos enfermos? Qual é a função do diácono nessa situação?

A Igreja Católica, em sua tradição milenar, possui diversos rituais marcados por seus significados sagrados e profundos. Um desses é o sacramento da “Unção dos Enfermos”. Este é um rito especialmente dedicado aos cristãos que se encontram passando por estados de grave enfermidade ou mesmo vivenciando momentos desafiadores da velhice.

Este sacramento, realiza-se com óleo consagrado, geralmente de oliveira ou de outra planta, ungi-se a fronte e as mãos do enfermo enquanto se realiza uma oração específica solicitando a misericórdia divina. É uma prática que transcende a simples simbologia, representando um auxílio espiritual e uma forma de conforto aos fiéis em tais condições.

Qual a Finalidade e Quando se Deve Ministrar a Unção dos Enfermos?

Conforme ensina o Catecismo da Igreja, o sacramento da Unção dos Enfermos tem a finalidade de promover uma graça especial para o cristão que se encontra em circunstâncias dificultosas de enfermidade grave ou de velhice. Esse sacramento é ministrado quando o fiel passa a estar em condição de risco de vida devido à doença ou idade avançada.

Contudo, é importante destacar que esta Unção não está atrelada apenas ao momento anterior à morte, uma vez que a doutrina católica tipifica que sempre que um cristão estiver gravemente enfermo, pode receber a sagrada unção. Da mesma forma, pode recebê-la novamente se houver um agravamento em sua condição de saúde.

Quem Pode Ministrar a Unção dos Enfermos?

Apenas os bispos e presbíteros têm a permissão para a realização do rito. Os diáconos, por exemplo, não podem realizar a unção dos enfermos.

É valioso, porém, ressaltar que uma pessoa pode receber mais de uma vez a unção dos enfermos se necessário. Por exemplo, se após receber a unção, a pessoa se recuperar e depois tiver uma recaída no quadro de saúde, pode ser ungida novamente. Nesse sentido, o sacramento também é permitido antes de uma cirurgia de alto risco.

A Importância da Unção dos Enfermos

A Igreja acredita que é seu dever instruir aos fiéis sobre os benefícios e a importância desta celebração sacra. O enfermo precisa se preparar para este momento com boas disposições, contando com uma assistência espiritual adequada, a fim de que o Sacramento seja ministrado em condições de harmonia e paz.

A Unção dos Enfermos é um dos Sete Sacramentos da Igreja Católica. E na vida daqueles que professam esta fé, este ato tem um significado especial, pois agrega conforto a quem recebe, fortalecendo ainda mais a fé e a devoção.

Lucas Alves

Jornalista e colaborador do Diário da Fé.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo