BíbliaNotícias

Conheça a padroeira da educação feminina: Santa Lúcia Filippini | Santo do Dia 26/03

O Santo do dia 26/03, celebramos a vida e a santidade de um dos mais notáveis membros da comunhão dos santos: Santa Lúcia Filippini. Quem é o santo do dia e qual é a sua história? Neste texto jornalístico, mergulharemos nas páginas da vida e na devoção desse santo ou santa, cujo legado continua a iluminar o caminho da fé para milhões ao redor do mundo. Acompanhe-nos nesta jornada de descoberta e inspiração, enquanto exploramos os feitos e a espiritualidade que tornam Santa Lúcia Filippini digna de ser lembrada e celebrada neste dia especial.

Santa Lúcia Filippini

Santa Lúcia Filippini, nascida no dia 13 de janeiro de 1672, em Corneto Tarquínia, próximas de Roma. Proveniente de uma família honrada e rica, ainda muito jovem perdeu os pais. Dedicada aos estudos da Sagrada Escritura, desde jovem descobriu a vocação ao ensino e tornou-se catequista paroquial.

A Missão de Santa Filippini

Encarregada por um padre local a ensinar catequese às crianças, ganhou notoriedade na região. Após completar seus estudos com as Irmãs clarissas, Lúcia foi desafiada pelo cardeal Marcantonio Barbarigo a liderar a fundação de escolas católicas. Mesmo relutante, aceitou a missão que durou quatro décadas. Durante este período, preparou professoras, catequistas, fundou escolas e organizou as instalações em muitas cidades e dioceses.

Após a morte do cardeal Barbarigo, Lúcia fundou, em 1692, uma congregação feminina dedicada à educação, o Instituto das Professoras Pias Filippinas. Lúcia Filippini faleceu aos sessenta anos, de câncer, no dia 25 de março de 1732. Sua memória é mantida viva por escolas geridas pelas professoras pias filippinas, que estão espalhadas por toda a Itália e América do Norte.

O Legado de São Ludgero e Santa Lúcia Filippini

Santa Lúcia fundou o Instituto das Professoras Pias, trabalho que chegou ao Vaticano, pedindo que Lúcia criasse uma de suas escolas em Roma. Santa Lúcia Filippini, dedicou sua vida a Deus e às crianças, e faleceu de câncer em 1732. Seu corpo descansa na catedral de Montefiascone, o centro do Instituto das Professoras Pias Filippinas. A festa litúrgica à Santa Lúcia Filippini é marcada para o dia 26 de março, data da sua canonização em 1930. A fé dela continuou a alcançar pessoas em todo o mundo, inspirando o ensino e a evangelização, deixando um legado permanente para a comunidade católica mundial.

Lucas Alves

Jornalista e colaborador do Diário da Fé.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo