BíbliaNotícias

Como saber se pequei contra o Espírito Santo? Tem perdão?

A blasfêmia é um termo que se origina a partir das narrativas bíblicas e tem relação direta com ofensas a Deus. Presente em diversas religiões, essa palavra é usada para identificar insultos ao que é considerado sagrado ou difamações ao nome da divindade em questão.

O livro de Marcos, no capítulo 3, versículos 28 e 29, traz uma passagem intrigante sobre a blasfêmia contra o Espírito Santo, fazendo referência a uma falta imperdoável. Mas afinal, o que é de fato blasfêmia contra o Espírito Santo e quais são suas implicações?

Entendendo a Blasfêmia Contra o Espírito Santo

Para esclarecer essas dúvidas, recorremos à narrativa bíblica que contextualiza os momentos que antecedem este comentário feito por Jesus. Em Cafarnaum, Jesus realizou a cura de um paralítico, o que levou mestres da lei presentes a questionar sua autoridade para perdoar pecados (Marcos 2.7), caracterizando aí uma primeira forma de blasfêmia.

Porém, a situação ganha maiores proporções quando Jesus é acusado pelos fariseus e herodianos de operar milagres por meio de Belzebu, outro nome para satanás. Aqui temos então a blasfêmia contra o Espírito Santo, uma vez que os milagres de Jesus eram realizados por meio desse Espírito.

Blasfêmia Contra o Espírito Santo: o que não é

Segundo Hernandes Dias Lopes, pastor conhecido por seus esclarecimentos bíblicos, existem alguns equívocos comuns em relação à blasfêmia contra o Espírito Santo. Ele afirma que a negação da divindade do Espírito Santo ou a resistência ao Espírito Santo não são considerados blasfêmia contra ele.

Blasfêmia Contra o Espírito Santo: o que é

A blasfêmia contra o Espírito Santo se configura quando a pessoa rejeita consciente e deliberadamente as ações deste e as atribui a Satanás. Ou seja, é um pecado de total intencionalidade e impossível de ser perdoado, segundo a Bíblia.

Como Saber se Blasfemei Contra o Espírito Santo: Três Questões Importantes

Existem três fatores a serem avaliados cuidadosamente ao abordar essa dúvida:

  1. Conversão: Uma pessoa que já entregou sua vida a Jesus Cristo e recebeu o Espírito Santo dificilmente cometeria a blasfêmia contra o Espírito Santo. Essa é uma garantia de salvação que não pode ser perdida, baseada no versículo de 1 Coríntios 6:19;
  2. Arrependimento: A blasfêmia contra o Espírito Santo é fruto de um coração duro e impenitente que persiste em sua rebeldia mesmo diante da clara operação do Espírito de Deus. Aqueles que se arrependem mostram um coração contrito e estão dispostos a pedir perdão a Deus, o que indica um pecado perdoável;
  3. Avaliar os ensinamentos: Fazer avaliações e julgamentos daquilo que é pregado para verificar se está de acordo com a palavra de Deus não é blasfêmia. A Bíblia nos ensina a provar as coisas espirituais para termos certeza de que procedem de Deus (1 João 4:1).

Como a Igreja entende a “blasfêmia contra o Espírito Santo” atualmente?

Hoje a interpretação mais aceita, sustentada por teólogos como Pedro Lombardo e Santo Tomás de Aquino, é a da blasfêmia contra a terceira pessoa da Santíssima Trindade como o pecado cometido “por pura malícia”. Segundo essa interpretação, o pecador, por puro mal-intencionado, ofende a bondade que é característica do Espírito Santo.

Então, a blasfêmia contra o Espírito Santo é imperdoável?

Segundo o Doutor Angélico, Santo Tomás de Aquino, a blasfêmia contra o Espírito é considerada um pecado imperdoável. No entanto, essa condição é definida em relação à atitude do pecador que, ao excluir deliberadamente os meios que conduzem ao perdão dos pecados, sela sua própria condenação. Portanto, trata-se de um endurecimento do coração humano que torna o estado de alma irremediável por sua própria culpa, não por um defeito na misericórdia de Deus, que está sempre pronta a perdoar o homem.

Para nos distanciarmos cada vez mais deste pecado, procuremos sempre estarmos conscientes de nossas ações e atitudes. Peçamos a Deus que mantenha nossos corações abertos à Sua graça e misericórdia, para que não sejamos obstinados em nossos pecados, e sim prontos a buscar a Redenção. Finalmente, lembremos sempre que a blasfêmia contra o Espírito Santo não é uma sentença irrevogável, mas um aviso para mantermos nossos corações humildes e arrependidos.

Lucas Alves

Jornalista e colaborador do Diário da Fé.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo