BíbliaNotícias

Catequese infantil: qual a importância? Quanto tempo dura?

Para todos nós, há momentos em nossas vidas em que nos preparamos para receber os sacramentos da Igreja Católica. Desde quando somos pequenos, a catequese nos ajuda a ansiosamente aguardar a primeira comunhão e, mais tarde, a crisma. No entanto, precisamos entender que a relevância da catequese se estende muito além da preparação sacramental, pois a catequese prepara o indivíduo para a vida.

Derivada do grego, a palavra catequismo tem o significado resumido ao ensino da doutrina de Jesus. Quando questionamos “Por que inscrever meu filho na catequese?”, a resposta é simples: a catequese apresenta para a criança, de forma sólida, as diretrizes para seguir o caminho de Cristo. Esta formação, além de influenciar na fé, também afeta positivamente o comportamento do indivíduo nos diferentes ambientes que frequenta. Trabalha sua visão de mundo e também sua sensibilidade para com o próximo.

A Experiência da Primeira Comunhão

A catequese da primeira comunhão costuma começar por volta dos 9 anos de idade. Mesmo que a criança tenha recebido uma formação católica em casa e tenha sempre estado presente na igreja, é neste momento que se oferece uma exposição mais aprofundada do que pregou Jesus Cristo. Os encontros esclarecem dúvidas, abordam temas católicos diversificados e, sobretudo, explicam o verdadeiro significado da comunhão.

Durante a infância, a criança ainda está em formação educacional. Logo, é muito importante o papel desempenhado pelo catequista. Através do catecismo, compreende-se o que é certo e o que é errado. Conviver com outras crianças durante os encontros facilita o desenvolvimento de boas amizades que podem perdurar por toda a vida.

Como é a Catequese da Crisma?

A catequese da crisma costuma começar por volta dos 14 anos. No meio da adolescência, quando o jovem já tem uma convicção de fé mais robusta. Afinal, o sacramento da crisma representa a escolha do indivíduo de confirmar o seu batismo e seguir na trajetória da Igreja Católica. Neste período, o cristão já encara provações e situações que testam a sua fé. As influências para que ele se desvie do caminho de Deus começam a integrar o seu cotidiano e, dessa maneira, o catecismo surge como um estímulo de que Deus está ao lado de todos e um guia de como reagir a estas situações.

Praticar a catequese permite o indivíduo viver a fé em Cristo de maneira plena, tanto na preparação para os sacramentos quanto na formação do caráter e dos valores dos fiéis. Seja através da primeira comunhão ou da crisma, a catequese oferece um caminho para o entendimento mais profundo das lições de Jesus Cristo e uma vida mais próxima a Deus.

Quanto tempo dura a Catequese infantil?

A duração da catequese infantil pode variar consideravelmente dependendo das práticas e políticas específicas de cada comunidade religiosa. Em muitas igrejas católicas, por exemplo, a catequese infantil é frequentemente estruturada para coincidir com eventos sacramentais importantes, como a Primeira Comunhão. Isso pode resultar em um período que varia de alguns meses a alguns anos, geralmente abrangendo os primeiros anos da escolaridade da criança.

Em algumas tradições protestantes, a catequese infantil pode ser mais flexível, com programas que ocorrem durante todo o ano ou em ciclos específicos. A ênfase pode estar na aprendizagem contínua ao longo dos anos, sem uma marcação clara de término.

É aconselhável entrar em contato com a igreja local ou a liderança religiosa para obter informações específicas sobre a duração e a estrutura da catequese infantil em uma comunidade religiosa específica.

Lucas Alves

Jornalista e colaborador do Diário da Fé.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo