BíbliaNotícias

Arqueólogos encontram moeda rara com 2500 anos que remonta o Primeiro Templo de Israel

Arqueólogos realizando escavações nas Montanhas da Judeia, em Israel, descobriram uma moeda de prata fragmentada com cerca de 2.500 anos. Datada do período persa (entre os séculos VI e V a.C), a moeda é vista como uma importante evidência das práticas de comércio mais antigas da região.

O achado histórico nas Montanhas da Judeia

A Autoridade de Antiguidades de Israel confirmou a raridade da descoberta, pois foram encontradas apenas uma meia dúzia de moedas desse tipo em todas as escavações arqueológicas no país. O curioso objeto, que foi intencionalmente partido ao meio, foi cunhado com um selo quadrado embutido em uma das faces. Somente em momentos posteriores, técnicas mais avançadas permitiram a produção de moedas com selos salientes ao invés de “afundados”.

Moedas antigas e práticas de comércio

“A moeda é extremamente rara, juntando-se apenas a meia dúzia de moedas do seu tipo que foram encontradas em escavações arqueológicas no país. A peça foi cunhada num período em que a utilização de moedas estava apenas começando. A descoberta rara contribui com informações sobre a forma como o comércio era realizado e o processo pelo qual o comércio global passou do pagamento pela pesagem de peças de prata para o uso de moedas”, declarou Robert Kool, chefe do Departamento de Numismática da Autoridade de Antiguidades de Israel.

Uma peça original do antigo comércio global

A moeda, de acordo com os pesquisadores responsáveis pela descoberta, pertence a um conjunto de moedas antigas que foram cunhadas em regiões que atualmente são reconhecidas como Grécia antiga, Chipre e Turquia. Evidências dessas peças começaram a ser encontradas em Israel entre os séculos VI e V a.C. Durante a recente escavação que levou à descoberta da moeda, foram encontradas também ruínas de um prédio do chamado Primeiro Templo, com indícios de práticas comerciais ainda mais antigas.

A história escondida em moedas

As moedas são ricos documentos históricos que revelam muito sobre o passado. A partir delas, podemos entender melhor todo o crescimento e desenvolvimento de práticas comerciais, pois as trocas de mercadorias, antes baseadas em por peso, passaram a ser calculadas utilizando as moedas como principal método de pagamento. A descoberta dessa rara moeda em Israel proporciona aos historiadores uma janela para entender melhor estas antigas práticas e os processos de troca na antiguidade.

Lucas Alves

Jornalista e colaborador do Diário da Fé.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo