BíbliaNotícias

A busca por Deus: o que é avivamento? O que a Bíblia fala?

Abordaremos um tema bastante relevante e presente no universo cristão: o avivamento bíblico. Com um papel fundamental na vida de muitos fiéis, ele é a ocasião em que os cristãos buscam a Deus com anseio, se rendem a Ele novamente e sofrem transformações em suas vidas – de forma individual e também coletiva.

O avivamento, em seu sentido eclesiástico, constitui um reflorescer da fé em Deus através de uma ou mais pessoas, impulsionado pelo canto de louvores, pela oração e proclamação da Palavra. Após a vivência de um avivamento, um fiel que antes estava vacilante em sua fé, restitui seu entusiasmo e convicção em Deus.

O que é preciso para um Avivamento Bíblico?

A pré-condição mais fundamental para ocorrer o avivamento reside no coração humano receptivo às ações do Espírito Santo. O início é sempre marcado pela vontade de Deus. Não é possível compelir Deus a trazer um avivamento para nossas vidas, porém, é possível se preparar para ser avivado por Deus. O avivamento não é algo que se possa conseguir exclusivamente por meio do esforço humano, deriva sobretudo da graça de Deus e da nossa disposição e resposta à Sua obra em nós.

Como acontece um Avivamento Bíblico?

Quando o avivamento ocorre, o Espírito Santo toca os corações das pessoas de maneira especial, ocasionando uma mudança interna que acaba se refletindo externamente. Há um aumento da dedicação às coisas de Deus, como a evangelização, a prática de justiça e o amor ao próximo (Atos 4:31-33). Esta transformação contagia outras vidas e possibilita expandir o Evangelho.

Exemplos de Avivamentos Bíblicos na História

A palavra “avivamento” não é mencionada na Bíblia, mas, a Escritura Sagrada relata várias narrativas de grandes avivamentos, como:

  • A decisão do Rei Asa de dedicar o país de Judá a Deus: 2 Crônicas 15:8
  • O arrependimento do povo de Nínive após a pregação de Jonas: Jonas 3:4-5
  • A celebração da Páscoa durante o reinado de Ezequias: 2 Crônicas 30:21-23
  • O arrependimento e a renovação da aliança com Deus, durante o governo de Neemias: Neemias 8:10-12
  • O dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu sobre os discípulos: Atos dos Apóstolos 2:2-4

Em todos esses eventos, o avivamento levou a mudanças de comportamento e transformações na vida das pessoas. Aquelas que foram avivadas se dedicaram a Deus, abandonaram o pecado, louvaram com grande fervor, sentiram a presença de Deus e adquiriram coragem para seguir as ordens de Deus! Estes são alguns dos sinais principais de um avivamento.

Lucas Alves

Jornalista e colaborador do Diário da Fé.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo