BíbliaNotícias

1000 anos depois: São Tomás de Aquino influencia o pensamento ocidental | Santo do dia 28/01

O Santo do dia 28/01, celebramos a vida e a santidade de um dos mais notáveis membros da comunhão dos santos: São Tomás de Aquino. Quem é o santo do dia e qual é a sua história? Neste texto jornalístico, mergulharemos nas páginas da vida e na devoção desse santo ou santa, cujo legado continua a iluminar o caminho da fé para milhões ao redor do mundo. Acompanhe-nos nesta jornada de descoberta e inspiração, enquanto exploramos os feitos e a espiritualidade que tornam São Tomás de Aquino digno de ser lembrado e celebrado neste dia especial.

Santo Tomás D’Aquino: Uma Presença Atuante em Toda a Cristandade

Há homens, em nossa história, que marcam sua passagem por este mundo. Entre estes, um se destaca: Tomás D’Aquino. Nascido na Itália, em 1225, Tomás era de uma família feudal e desde cedo mostrou interesse pelos estudos. Iniciou sua trajetória no mosteiro beneditino de Montecassino e, mesmo encontrando resistência da família, ingressou na Ordem de São Domingos com o objetivo de unir Ciência e Fé em favor da Humanidade.

Muito se fala sobre este Santo cujas obras perduram ao longo dos séculos: dezenas de escritos, poesias, cânticos e hinos que, até hoje, são lidos, recitados e cantados por cristãos de todo o mundo. D’Aquino, um estudioso dos livros sagrados e professor das principais universidades do mundo em seu tempo, nunca almejou mais do que ser um humilde sacerdote.

Quem foi Santo Tomás D’Aquino?

Santo Tomás D’Aquino é um dos grandes pilares da filosofia e teologia católica. Por sua mansidão e silêncio, foi apelidado de “boi mudo”. Embora fosse conselheiro de reis e papas, jamais deixou de lado sua humildade e dedicação aos estudos. Ficou conhecido por suas obras, entre elas a “Summa Teológica”, marco na teologia, sendo uma das principais causas de sua canonização, ocorrida em 1323.

Que legado deixou Santo Tomás D’Aquino?

O legado de Santo Tomás D’Aquino é marcante. Suas obras são estudadas até hoje como guias nas universidades e seminários católicos. Seus ensinamentos baseiam-se em inteligência, estudo e oração, sendo a base dos estudos na maioria dos Seminários até o presente momento. É padroeiro das escolas públicas, de estudantes e professores. Suas contribuições ao mundo acadêmico e religioso são inestimáveis.

Santo José Freinademetz: O Missionário do Povo Chinês

Outro personagem que se destaca em nossa história é José Freinademetz, um incansável missionário, cuja vida foi marcada pela dedicação à fé e ao povo chinês. Nascido em abril de 1852, na cidade de Oites, no Tirol do Sul, José desde a infância ansiava ser missionário. Ordenado sacerdote em 1875, ingressou na Sociedade do Verbo Divino, com objetivo de levar a palavra de Deus a locais distantes. Em 1879 seguiu para a China, iniciando um árduo trabalho missionário.

Quem foi Santo José Freinademetz?

Santo José Freinademetz foi um dedicado missionário, destemido e caridoso, que dedicou grande parte de sua vida à evangelização do povo chinês. Apelidado de ‘Padre Feliz’, Freinademetz contraiu tifo ao cuidar dos doentes e morreu em 1908, deixando um forte legado e uma florescente comunidade cristã na China.

Como é reconhecido Santo José Freinademetz hoje?

José Freinademetz, recentemente canonizado em 2003, pelo Papa João Paulo II, é considerado o “Padre fundador da Igreja do Sul da província de Shandon” e é celebrado no dia de sua morte. Ele é reconhecido por sua coragem, amor ao próximo e seu inesgotável zelo missionário.

Lucas Alves

Jornalista e colaborador do Diário da Fé.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo