BíbliaNotícias

Quando começa a novena de Natal em 2023? Veja o que fazer

A Novena de Natal é um dos momentos mais especiais e aguardados para a celebração do nascimento de Cristo Jesus. A reunião da família e amigos para preparar-se espiritualmente para esta celebração rende alegrias, trocas e fortalecimento de laços. A melhor forma de se preparar é organizar a Novena com antecedência, selecionando os dias, os locais e as pessoas que irão participar. Aqui estão algumas dicas de como tornar esse momento mágico.

Primeiramente, é importante escolher um lugar para reunir uma parte da família que ajudará na organização. Este lugar pode ser uma casa, ou caso more em condomínio, até mesmo o salão de festas, contanto que haja autorização do corpo de síndicos. A participação de mais pessoas é sempre bem-vinda, tornando a Novena ainda mais especial.

O que é a Novena de Natal?

A novena de Natal é uma série de encontros de oração e reflexão, realizados ao longo de nove dias, como preparação para o Natal. Nessa ocasião, somos convidados a contemplar o Evangelho e a aprofundar a compreensão do amor de Deus, que enviou seu filho para salvar o mundo.

Como participar da Novena de Natal?

A novena preza pela simplicidade, podendo ser feita em casa, em comunidade ou até mesmo através de encontros virtuais, como tem se tornado cada vez mais comum em tempos de distanciamento social. O importante é criar um ambiente que proporcione a reflexão, o diálogo e a oração. Uma dica é montar um altar com uma toalha, uma vela e a coroa do advento, caso possua uma.

Como organizar a Novena de Natal em família?

O primeiro passo é escolher a data. Geralmente, a novena começa entre os dias 15 e 16 de dezembro, culminando no dia 23 ou 24, já como parte da vigília natalina. Depois disto, é fundamental comunicar os membros da família sobre a novena, sobre sua importância e sobre as atividades que cada um pode desempenhar durante a oração.

Quais são os elementos necessários para a Novena de Natal?

O terceiro passo para a realização da Novena é o subsídio, ou seja, a preparação do conteúdo a ser trabalhado. Todos os anos, a Igreja Católica no Brasil disponibiliza um livreto com as leituras e meditações próprias do período. É importante que familiares de todas as idades sejam incluídos na novena, inclusive crianças e idosos, pois eles desempenham um papel crucial nesses momentos de devoção e união.

Qual é a importância da preparação ao longo da Novena de Natal?

Para obter o máximo do período da novena, é essencial que todos estejam preparados espiritualmente. Que tal fazer uma confissão antes do início da novena? E a cada dia, realizar leituras e meditações complementares? Além disso, é importante preparar o local onde a novena será realizada, seja ao redor do presépio ou da árvore de Natal. A escolha de um horário fixo também contribui para a organização e participação de todos.

Por fim, ao final de cada dia de novena, é interessante incentivar ações concretas a partir das reflexões obtidas, estimulando assim a atualização e fortalecimento dos valores cristãos no cotidiano. Viver esses dias com vigilância, júbilo e esperança é o que o Natal quer nos proporcionar.

O importante é que a Novena de Natal em família seja um tempo de união, devoção e preparação para a celebração do nascimento de Jesus. Como a novena é um momento forte dentro do período do Advento, ela deve nos conduzir à renovação e à transformação de atitudes. Assim, além de uma oração, ela é um chamado à mudança de vida.

Lucas Alves

Jornalista e colaborador do Diário da Fé.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo